O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, anunciou que o município irá utilizar as doses remanescentes diárias — que ficam nos frascos abertos ao final do processo de vacinação — para iniciar a imunização dos trabalhadores da área da educação, incluindo professores e funcionários.
A vacinação com essas doses deve iniciar já nesta semana, com um planejamento que será organizado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde. Professores que atuam na área da educação infantil, da rede municipal conveniada e particular serão os primeiros a serem incluídos no programa.
Este grupo será imunizado em local especifico e com agendamento direto com as instituições, não interferindo na vacinação dos grupos prioritários. Os secretários municipais da Saúde, Marcel Frison, e da Educação, Ricardo da Luz, participaram do anúncio neste domingo (2).
— Estamos há meses batalhando para que trabalhadores da educação sejam incluídos como prioridade nesta etapa do Plano Nacional de Imunização. Isso não foi feito pelo Governo Federal, então encontramos essa alternativa que não prejudica ninguém dos grupos prioritários e inicia a vacinação das escolas, o que é fundamental para a segurança dos trabalhadores e das famílias — diz o prefeito Ary Vanazzi.
Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), é permitido o uso de doses restantes do dia em grupos subsequentes, explica o secretário Marcel Frison. Ele diz que este fenômeno já estava acontecendo, e que parte da Guarda Civil Municipal já havia sido imunizada dessa forma. O frasco da vacina, após aberto, deve ser utilizado em até seis horas.
Já o secretário da Educação, Ricardo Luiz, afirma que o governo municipal está tentando reduzir os impactos da pandemia na cidade, em especial na área da educação.
— A Prefeitura de São Leopoldo garante a alimentação com a entrega de kits para as famílias dos estudantes desde o começo da pandemia. Está garantindo internet gratuita para o acesso dos alunos, e hoje anunciamos o início da vacinação dos trabalhadores da educação infantil — disse o secretário.
Detalhes do cronograma de vacinação junto às escolas devem ser divulgados ao longo da segunda-feira (3) pela Prefeitura de São Leopoldo.