A vacinação contra covid-19 seguirá nesta sexta-feira (21) nas maiores cidades da Região Metropolitana.
Alguns municípios se dividirão entre a aplicação da segunda dose atrasada de CoronaVac e a imunização com a primeira dose para o grupo das comorbidades e professores.
Veja o que está previsto pelas prefeituras
Em Novo Hamburgo serão vacinados com a segunda dose de CoronaVac os idosos que receberam a primeira exclusivamente no município até o dia 3 de abril. O local de vacinação será no drive-thru dos pavilhões da Fenac, com entrada principal pela Avenida Nações Unidas. O horário de atendimento é das 9h às 16h. A documentação necessária para esse grupo é o comprovante de vacinação da primeira dose e um documento com foto. Quem perdeu o comprovante da primeira dose não será atendido na Fenac e deve procurar uma unidade de saúde.
As pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades e que agendaram a primeira dose nas 19 unidades de saúde referência também poderão receber a imunização. É necessário documento com foto, laudo médico, original e cópia (que ficará retida), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência. Quem não possuir comprovante de residência pode levar uma declaração em cartório do proprietário da casa atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local.
Viamão aplica a segunda dose de CoronaVac em idosos com 66 anos ou mais e também em profissionais das escolas municipais. Fazem parte desse grupo professores do ensino fundamental II, equipe diretiva, coordenação, funcionários de apoio e motoristas do transporte escolar. A aplicação das segundas doses será nas nove unidades básicas de saúde de referência do município, das 8h às 17h, levando documento de identidade e carteira de vacinação. Já os profissionais da educação devem ir até o Centro de Especialidades da parada 44, no mesmo horário, levando documento de identidade e contracheque (físico ou virtual).
Sapucaia do Sul estará imunizando quem recebeu a primeira dose de CoronaVac até o dia 5 de abril e as pessoas com síndrome de Down ou com doenças renais que fazem tratamento por diálise, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com alguma comorbidade a partir de 18 anos. Quem for se vacinar no município deve fazer um agendamento prévio comparecendo pessoalmente em sua unidade de saúde com CPF, comprovante de residência e documento que ateste a comorbidade. Para a segunda dose, além disso, é necessário a carteira de vacinação. O agendamento também pode ser feito através do telefone de cada unidade.
Em Canoas, pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais podem se vacinar. A aplicação das doses acontece nas 27 unidades básicas de saúde, das 8h às 12h. Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que confirme a comorbidade.
Em Cachoeirinha, poderão se vacinar idosos que receberam a primeira dose até o dia 24 de abril e retiraram uma ficha nesta quinta-feira (20) nas unidades de saúde, professores das redes municipal, privada e estadual e pessoas com 18 anos ou mais com alguma comorbidade, deficiência permanente, cadastro no BPC ou com síndrome de Down. Os professores que forem se vacinar devem levar original e cópia do documento de identidade e declaração preenchida:
- Pela Smed para os professores e profissionais da rede pública municipal e conveniadas
- Pelas instituições, com a chancela do Conselho Municipal de Educação, para os profissionais da rede municipal privada
- Pelas escolas, com a chancela da 28ª CRE, para os profissionais da rede pública estadual
A imunização será nas seis unidades de saúde referência das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Quem for receber a segunda dose também pode procurar o Centro do Idoso no mesmo horário.
A prefeitura de Alvorada seguirá vacinando as pessoas com comorbidades e deficiências permanentes maiores de 18 anos. As pessoas que deveriam ter feito a segunda dose de 5 a 21 de maio poderão se vacinar também. O local é o Ginásio Tancredo Neves, localizado na Av. Presidente Getúlio Vargas, 3.290, das 8h às 18h. Os documentos necessários são comprovante de residência, documento de identificação com foto e CPF, cartão SUS atualizado e atestado da comorbidade.
Em Esteio, a faixa etária do grupo das comorbidades foi ampliada para pessoas a partir de 18 anos. Para ser vacinado, será necessário fazer o agendamento neste site. A imunização ocorrerá no drive-thru do Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque de Exposições Assis Brasil entre 8h e 20h. A entrada será pelo Portão 1 - Avenida Independência, passando o pórtico principal do parque. É necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade.
Gravataí retoma a vacinação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1° ao 5º ano das redes estadual e privada, ativos em sala de aula. O ponto de vacinação para esse grupo será no drive-thru na entrada principal da General Motors, na Avenida General Motors, 2000, das 9h às 16h. A Secretária Municipal de Educação fará uma listagem com os profissionais que podem se vacinar.
As pessoas que estão com a segunda dose atrasada e que receberam a primeira até o dia 3 de abril e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades também poderão se vacinar. A vacinação será nas unidades referência, no horário de funcionamento de cada posto. É preciso apresentar documento com CPF, comprovante de residência e um documento que ateste a comorbidade com cópia.
Eldorado do Sul seguirá aplicando a segunda dose para aquelas pessoas que estão com a imunização atrasada. Os pontos de vacinação são em frente ao Pronto Atendimento 24 horas, no Centro, das 9h às 17h, e em frente à UBS Nelson Marchezan, no Parque Eldorado, das 9h às 16h. É necessário levar a carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência.
Colaborou: Rochane Carvalho