O sábado (1º) de feriado em razão do Dia do Trabalhador registrou baixo movimento nas unidades de saúde (US) abertas para vacinação contra covid-19 em Porto Alegre. Estão sendo aplicadas as primeiras doses em idosos de 60 anos ou mais e pessoas pertencentes aos quatro primeiros grupos de comorbidades (veja lista abaixo).
Aberta às 9h, a US Tristeza, na Zona Sul, havia vacinado sete pessoas até as 9h45min.
— Tem procura por vacina por outras comorbidades que ainda não entraram — contou Rúbia Leindecker, gerente de serviços responsável pela vacinação no local neste sábado.
A mesma situação foi observada pela reportagem em outras unidades, onde pessoas com comorbidades ainda não contempladas procuravam a imunização. Por outro lado, aqueles que já podem se vacinar tiveram baixa adesão na comparação com o público idoso, constataram funcionários da US Tristeza.
Nas US Glória, São Carlos e Assis Brasil o movimento também era bem tranquilo e sem formação de filas.
Em Porto Alegre, a inclusão da primeira fase do grupo de comorbidades começou na sexta-feira (30). A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que tem divulgado detalhes desse primeiro grupo de no site e nas redes sociais, porém, ainda não prevê uma campanha específica de chamamento desse público. No momento, informou a pasta, não tem perspectiva de que outras doenças associadas sejam incluídas, contudo, uma definição sobre o assunto deve ocorrer na próxima semana.
No domingo (2), a Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana, funciona das 9h às 15h para aplicar o imunizante em idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham se vacinado e em pessoas da primeira fase das comorbidades.
Serviço:
As unidades ficam abertas neste sábado até as 15h e atendem, além de idosos de 60 anos ou mais para a primeira dose, os seguintes grupos de comorbidades:
- Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos. Sem necessidade de comprovação;
- Gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico ou carteira de vacinação da gestante;
- Pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada entre 55 e 59 anos. Apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade. Identificação será feita pelo cadastro ativo;
- Pessoas com HIV dos 55 aos 59 anos. Levar atestado médico ou receita com medicação contínua.
Veja os sete locais para vacinação neste sábado
- US Tristeza, no bairro Tristeza (Av. Wenceslau Escobar, 2.442),
- Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga (Rua Álvaro Difini, s/nº)
- US Glória (Av. Prof. Oscar Pereira, 3.229)
- US São Carlos, no bairro Partenon (Av. Bento Gonçalves, 6.670)
- US Vila Jardim, no bairro Bom Jesus (Rua Nazaré, 570)
- US Vila Ipiranga, no bairro Vila Ipiranga (R. Alberto Silva, 1.830)
- US Assis Brasil, no bairro Sarandi (Av. Assis Brasil, 6.615)