O Grupo de Trabalho (GT) Saúde, do governo do Estado, emitiu neste sábado (22) quatro novos avisos no sistema de 3As, o novo modelo de gestão da pandemia no Rio Grande do Sul, para as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Guaíba e Novo Hamburgo. O aviso serve como um comunicado de que é preciso dar atenção aos indicadores de saúde, mas não exige a adoção de medidas imediatas pelos municípios.
Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, a área técnica emitiu o aviso considerando o aumento da internação de pacientes com covid-19 e também o crescimento de casos confirmados, após longo período em queda: em 15 de maio, a incidência era de 140,8 casos para cada 100 mil habitantes e, em 21 de maio, de 220,9 casos para 100 mil habitantes.
Em Guaíba, na Região Metropolitana, houve rápido crescimento nos contágios nos últimos sete dias, de 142,10 a cada 100 mil habitantes, em 11 de maio, para 228,5 em 20 de maio. O GT Saúde destacou que o aumento na variação semanal da média móvel de casos foi de 35,7% — mais do que o dobro da variação do Estado (15,3%). Além disso, as mortes em decorrência da doença cresceram 107% em sete dias.
Já para Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi sinalizado crescimento de casos confirmados e, apesar de estabilização na ocupação dos leitos clínicos, de baixa e média complexidade, a lotação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está subindo na região.
Na Capital, também foi apontado crescimento na incidência do coronavírus, após um período de queda: em 14 de maio, a região registrava 86,4 casos para cada 100 mil habitantes e, em 21 de maio, 106,4 casos por 100 mil habitantes.
Houve também aumento na média móvel de sete dias das solicitações de leitos clínicos por síndrome gripal no sistema público. O grupo técnico ainda aponta aumento na taxa de ocupação de pacientes na UTI, mas pondera que houve o recebimento de pacientes de outras regiões nesta semana.
Desde a adoção do novo modelo de gestão da pandemia no Rio Grande do Sul, 10 regiões Covid receberam avisos, e oito estão sob alerta (confira abaixo).
Municípios em alerta
O GT Saúde manteve os oito alertas já recomendados, que são um mecanismo que impõe a necessidade de adoção de um plano para conter o avanço do coronavírus. Das oito áreas, cinco já estão em "ação": as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo já enviaram ao governo do Estado planos com ações e protocolos adaptados às suas realidades.
As áreas de Santa Rosa, Uruguaiana e Palmeira das Missões têm até o final da tarde deste sábado para enviar os seus planos ao governo estadual.
Regiões sob Ação (com planos de ação já enviados)
- Cachoeira do Sul
- Cruz Alta
- Ijuí
- Passo Fundo
- Santo Ângelo
Regiões sob Alerta (prazo para envio de plano de ação termina neste sábado)
- Palmeira das Missões
- Santa Rosa
- Uruguaiana
Regiões sob Aviso
- Porto Alegre
- Capão da Canoa
- Guaíba
- Novo Hamburgo
- Santa Maria
- Pelotas
- Caxias do Sul
- Santa Cruz do Sul
- Bagé
- Erechim