A vacinação de agentes funerários que trabalham com a manipulação de corpos potencialmente contaminados pelo coronavírus ocorre somente nesta sexta-feira (9) e tem movimento tranquilo em Porto Alegre. Os profissionais que buscam o Centro de Saúde IAPI não encontram filas.
A imunização se iniciou às 8h e ocorre atrás da unidade de saúde, com acesso pela Rua Valentim Vicentini, no bairro São João. No início da manhã, chegou a se formar uma pequena fila, que logo se desfez.
Ao todo, conforme o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf-RS), 402 trabalhadores têm direito a vacina. As doses serão aplicadas somente hoje até as 17h.
Os nomes foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde pela Central de Serviços Funerários do município. A lista enviada contém nome do profissional, CPF, data de nascimento e cargo/atividade. É necessário apresentar documento de identificação.
A vacinação dos agentes funerários atende o preconizado no Plano Nacional de Vacinação.
Além disso, as entidades que representam o setor funerário farão a entrega de 1,5 tonelada de alimentos à primeira-dama Valéria Leopoldino. O ato está marcado para as 13h, no próprio Centro de Saúde do IAPI. As entidades que farão a doação são o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf-RS), a Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre (Aefpoa) e a Associação Sul-Brasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace).