Pelotas planeja imunizar todos os idosos acima de 60 anos até 16 de abril. A meta ainda depende das novas remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura já iniciou o planejamento da logística para ampliar a vacinação no município. Nas últimas semana, o Exército passou a apoiar as ações.
A estrutura montada no Centro de Eventos consegue atender diariamente mais de 2 mil pessoas. O local recebe, além de equipes do Exército que estão cadastrando e fazendo a primeira triagem, guardas de trânsito, guarda municipal e estudantes de cursos de saúde. Além disso, são disponibilizados banheiros, água e até apresentações musicais.
— São muitas manifestações de emoção e reconhecimento pelo trabalho das equipes envolvidas na vacinação contra a covid-19 em Pelotas. Vamos em busca da imunização de todos os pelotenses — afirmou a prefeita Paula Mascarenhas em postagem nas redes sociais.
Além de vacinar no Centro de Eventos da Fenadoce, Pelotas também está imunizando idosos em sete escolas municipais.
Para ampliar a vacinação na cidade, a prefeitura irá requisitar mais alunos voluntários para as universidades e escolas técnicas. A Secretaria de Saúde ainda tenta contratação emergencial de mais enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar as equipes.
Neste sábado (10), serão vacinados os idosos a partir de 62 anos. No domingo (11), será a vez de quem tem 61 anos ou mais. A aplicação da vacina será, novamente, pelo sistema drive-thru, das 9h às 17h, no Centro de Eventos. Na próxima semana, segue nas sete escolas municipais selecionadas das 10h às 15h.
O município já aplicou aproximadamente 55 mil doses, desse total 44 mil receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 10 mil foram beneficiados com a segunda dose. Cerca de 13% da população iniciou o processo de imunização.