O número de pacientes com confirmação de covid-19 caiu 53% no Rio Grande do Sul desde o pico de internações clínicas no Estado, registrado na segunda semana de março. Na tarde desta quarta-feira (21), havia 2.515 pessoas com a doença em leitos de baixa e média complexidade.
Apesar de ter caído mais da metade nos últimos 40 dias, o número ainda é muito distante daqueles que eram registrados antes da terceira onda da pandemia no RS. Em 31 de janeiro, quando ainda não havia ocorrido o aumento brusco nos indicadores, havia 958 pacientes com covid-19 em leitos clínicos.
Além disso, a queda no indicador de pacientes com covid-19 em leitos clínicos está ocorrendo de forma mais lenta do que quando se deu a subida, semana atrás. E, nas duas últimas semanas, a redução perdeu ainda mais velocidade, o que preocupa especialistas.
— Preocupa porque ainda temos muitos leitos ocupados. Uma estabilização nesse nível pode facilmente ser revertida para (novo) crescimento — alerta Suzi Camey, estatística especializada em doenças e professora da Universidade Federal do RS (UFRGS).
A queda semanal desse indicador chegou a ser de 23,2% entre o final de março e o início de abril. Na semana seguinte, contudo, a redução foi menor, de 12,8%. E, na última semana completa, entre 11 e 17 de abril, a queda ficou em 11,5%.
No gráfico, é possível perceber que a curva de pacientes com covid-19 em leitos clínicos ficou menos inclinada nas últimas duas semanas. O ideal é que ela aponte firmemente para baixo, representando uma queda rápida no indicador.
Veja abaixo o gráfico com o total de pacientes com covid-19 internados em leitos clínicos no RS, em 2021:
UTIs também registram queda lenta
O total de pacientes com covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) também segue tendência lenta de queda. Na tarde desta quarta-feira, havia 1.955 pacientes com confirmação da doença nesses leitos.
O ápice desse marcador foi registrado em 18 de março, quando havia 2.626 pessoas nessa situação. Desde lá, a queda foi de 25,5%.
O índice geral de ocupação de leitos de UTI (por pacientes com qualquer doença) também vem caindo, como reflexo da redução nos indicadores relativos à covid-19. Na tarde desta quarta, o percentual estava em 87%.
Veja abaixo o gráfico com quatro indicadores de hospitalização: pacientes com confirmação e suspeita de covid-19 internados em leitos clínicos e em UTIs, no Estado, desde o início da pandemia.
Porto Alegre tem baixa de 6% na lista de espera por UTI
Apenas em Porto Alegre, na tarde desta quarta, havia 575 pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI. No auge da lotação, em 20 de março, eram 870 pessoas nessa situação.
O tamanho da lista de espera por leitos intensivos também vem caindo na cidade. Nesta quarta, eram 87 pessoas aguardando por uma vaga de UTI. Em relação à quarta-feira da semana passada, a redução é de 6,4%.