Sem estoque da CoronaVac para complementar o ciclo de imunização contra a covid-19 em Porto Alegre, postos de saúde e drive-thru registraram alta procura pela segunda dose da vacina na manhã desta quarta-feira (28). No momento, a Capital aplica apenas a primeira dose com o imunizante de Oxford/AstraZeneca a pessoas com 60 anos ou mais.
Devido à redução de doses, o número de locais para aplicação da vacina também sofreu alteração: antes 30 unidades de saúde realizavam a imunização, agora, são 15, que funcionam das 8h às 17h. Além disso, há apenas um drive-thru — o do estacionamento da PUCRS, das 9h às 17h.
A maior parte do público que buscou o estacionamento da universidade saiu frustrado. Cerca de 50 automóveis estacionaram na faixa da direita da Avenida Ipiranga — a fila começou a ser formada às 5h.
O grupo queria tomar a segunda dose da CoronaVac, imunizante que deixou de ser aplicado na tarde de terça-feira (27), com o fim dos estoques. Às 9h, quando os portões do drive-thru foram abertos, os carros começaram a dar meia-volta.
— Fui avisada agora (de que não tem vacina). Estou aqui desde as 5h. Por que não avisaram? E agora? Quando a gente vai regressar? — questionou a primeira da fila.
Profissionais da saúde escalados para a vacinação, e militares que auxiliam na logística, passaram nos veículos, e constaram o mesmo: poucas são as pessoas em busca da primeira dose.
E agora? Quando a gente vai regressar?
Uma idosa gritou com os servidores e passou a reclamar de todos os governantes por não ser atendida:
— Não vou embora sem tomar a minha vacina.
Questionada, ela pediu para não ser identificada, pois “falar meu nome não vai me dar a vacina”, disse.
Alguns condutores permaneceram no local, mesmo alertados que o estoque nos locais de imunização se restringem a vacina de Oxford/AstraZeneca, destinada à primeira dose.
Postos de saúde
Às 9h30min, apenas uma pessoa se vacinava contra o coronavírus no posto de maior movimento da cidade, o Modelo, no bairro Santana. Muitos aplicadores estavam de braços cruzados ou caminhando pela tenda armada para o atendimento.
A agente de saúde Dulce Azcurrain afirma que teve dificuldades com os idosos que não aceitavam não ganhar a segunda dose.
— Pessoal fica indignado. Muita gente buscando a segunda dose. Mas quando a fila começa a se formar, eu já aviso e eles vão embora. Revoltados, mas vão — reitera.
A profissional aconselha as pessoas a ligarem para o telefone 136, do Ministério da Saúde:
— É de lá que tem que vir as doses, né.
Na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, bairro de mesmo nome, cartazes foram espalhados com o alerta: "não há mais segunda dose da CoronaVac". Entre as 7h e as 10h, apenas seis pessoas haviam buscado a primeira dose.
Cátia Calage, agente comunitária, recebeu a reportagem com um café na mão, cena rara desde o início da campanha de vacinação.
— Olha só, até café eu posso tomar — brincou.
Ela conta que às 7h, 20 pessoas foram ao posto para se vacinarem com a segunda dose.
— Me xingaram. Reclamaram quando eu disse que tinham que ir embora. Como se fôssemos os culpados. Eles dizem que a gente não quer aplicar, mas não tem a vacina — reitera.
O governo do RS afirma aguardar o envio de um novo lote do Ministério da Saúde, para poder retomar a aplicação a quem já iniciou o processo com a CoronaVac.
Há mais perguntas do que respostas quando se fala sobre atrasar a aplicação da segunda dose da CoronaVac para além do período indicado na bula. Não há estudos que calculem o grau de proteção da dose única ou estimem a eficácia da vacina quando a segunda injeção for aplicada após o limite de 28 dias. Ainda assim, especialistas acreditam que pequenas demoras, como as que já ocorrem no Rio Grande do Sul, não devem prejudicar a imunização contra a covid-19.
Unidades de saúde com dose 1 nesta quarta-feira, das 8h às 17h
- Unidade de Saúde Modelo Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
- Unidade de Saúde Santa Cecília Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília
- Unidade de Saúde Santa Marta Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico
- Unidade de Saúde Glória Av. Professor Oscar Pereira, 3229 - Bairro Glória (vacinação na Igreja próxima à Unidade) Igreja Nossa Senhora da Glória - Av. Prof Oscar Pereira 2851 - Bairro Glória
- Unidade de Saúde Moab Caldas Av. Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
- Unidade de Saúde Morro Santana Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
- Unidade de Saúde Rubem Berta Rua Wolfram Metzler, 675 - Bairro Rubem Berta
- Clínica da Família IAPI Rua Três de Abril, 90 - Área 8, 9, 10, 11, 16 - Bairro Passo da Areia
- Unidade de Saúde Vila Ipiranga Rua Alberto Silva, 1830 - Bairro Vila Ipiranga
- Unidade de Saúde Bananeiras Av. Coronel Aparício Borges, 2494 - Bairro Coronel Aparício Borges
- Unidade de Saúde São Carlos Av. Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
- Clínica da Família Álvaro Difini Rua Alvaro Difini, 520 - Bairro Restinga
- Unidade de Saúde Belém Novo Rua Florêncio Farias,195 - Bairro Belém Novo
- Unidade de Saúde Camaquã Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 - Bairro Camaquã
- Unidade de Saúde Tristeza Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Bairro Tristeza
Drive-thru das 9h às 17h
PUCRS - Acesso pela av. Ipiranga, 6681 - atrás do Centro de Eventos, com entrada ao lado do Museu da PUCRS