O número de farmácias em Porto Alegre para a vacinação de profissionais da saúde já havia diminuído desde a semana passada, passando de 20 estabelecimentos disponíveis para nove nesta terça-feira (27). Houve filas e distribuição de senhas pela manhã. Às 11h, o número já estava em cinco locais e, às 13h20min, não havia mais nenhuma farmácia aplicando doses.
Tudo isso devido à redução nos estoques para a segunda dose na Capital. A lista está sendo atualizada a todo instante, mas a orientação é que os profissionais da saúde aguardem nova remessa por parte do Ministério da Saúde, já que não serão imunizados em postos ou drive-thrus.
Na semana passada, por exemplo, a prefeitura de Porto Alegre havia disponibilizado no seu site uma lista com 20 farmácias disponíveis para a vacinação contra a covid-19 para estagiários acadêmicos de cursos da área da saúde de universidades e faculdades de Porto Alegre — primeira dose — e segunda dose para profissionais de saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde.
No último fim de semana, conforme informação do próprio Executivo municipal, a projeção era ter 16 estabelecimentos realizando a imunização a partir de segunda-feira (26), mas, nesta manhã, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que só tinha nove locais, mesmo que uma das redes tenha recebido, na segunda-feira, 700 doses para estes casos.
No entanto, por volta de 10h, o número caiu para seis farmácias e, depois das 11h, só cinco estabelecimentos. Às 11h15min, eram só quatro locais, mas GZH esteve ou ligou para estes locais e todos confirmaram que não havia mais vacinação. A lista foi atualizada ao longo do dia conforme o número de pessoas vacinadas e doses disponíveis. Houve redução nos estoques para segunda dose e por isso não há vacinas para todos os locais.
Não há previsão de novas doses e, quando isso ocorrer, a SMS orienta ainda que, antes de ir ao local de vacinação, é preciso checar se os estabelecimentos têm estoques. Para segunda dose, a pessoa deve apresentar a comprovação da primeira dose e documento de identidade. Em relação aos estagiários, faculdades e universidades encaminharam listas nominais para a SMS. Somente serão vacinados estudantes cujos nomes constam nas listas.
Filas e grande procura nesta manhã
Grandes filas se formaram nas farmácias que estavam vacinando os profissionais de saúde com a segunda dose de CoronaVac em Porto Alegre. Na Panvel da Avenida Goethe, bairro Rio Branco, a fila dobrava a Rua Schiller e ia até a Castro Alves. Duzentas senhas foram distribuídas e já acabaram.
A psicóloga Paula Alvarez, 39 anos, chegou às 8h15min:
— Eu passei ontem aqui e não tinha. Mandaram vir hoje.
A veterinária Amanda Alano, 31 anos, chegou 6h30min à fila, junto do marido:
— Vimos que poderia faltar e viemos cedo.
Na Avenida Osvaldo Aranha, duas farmácias tinham filas muito grandes. Tanto na Panvel quanto na Associadas, as senhas acabaram por volta das 10h.
Na Avenida Benjamin Constant, bairro São João, a Agafarma próximo da Guido Mondim também tinha uma fila enorme. Foram distribuídas 350 senhas e, por volta das 11h, acabou. Mesmo assim, cerca de sete pessoas seguiram na fila na esperança de serem vacinadas.
Nas farmácias não há previsão da chegada de novas doses. A orientação é para que profissionais esperem a chegada de nova remessa, assim como foi informado que eles não serão vacinados nas unidades de saúde e em drive-thrus.
As farmácias com doses, conforme lista
Agafarma - Rua Catarino Andreatta, 155 - Vila Nova - até 17h *
Agafarma - Avenida Benjamin Constant, 1253 - São João - até 17h *
Farmácias Associadas - Rua dos Andradas, 954 - Centro - até 17h *
Farmácias Associadas - Avenida Osvaldo Aranha,1382 – Bom Fim - até 17h *
* GZH confirmou que havia esgotado nos quatro locais, mas até 13h40mim, as farmácias seguiam na lista da Prefeitura.