O Rio Grande do Sul atingiu às 22h desta segunda-feira (8) a marca de 2.236 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) devido à covid-19. O número é recorde e mantém em alta a curva de hospitalizações em UTIs em decorrência da doença.
O número mais que dobrou em 15 dias. Em 21 de fevereiro, eram 1.088 pessoas nessa situação.
A curva de confirmados com infecção pelo coronavírus em UTIs cresce desde 8 de fevereiro. Pelo sétimo dia consecutivo, o Estado tem mais de 100% de ocupação de leitos de UTI, o que, na prática, significa que há pessoas sendo atendidas em tratamento intensivo fora das salas específicas para esse fim. Às 22h desta segunda, a ocupação geral de leitos intensivos era de 103,5%.
O governo do Estado deixou de divulgar, no último final de semana, o indicador de ocupação geral de leitos dentro do painel de monitoramento de hospitalizações. Na tarde desta segunda-feira (8), o governo do Estado afirmou que a divulgação desse indicador segue ocorrendo em outro site, o Painel Coronavírus RS.
Alta de internações em leitos clínicos
O Estado também bate recorde de pacientes com confirmação da doença hospitalizados em leitos clínicos – de baixa e média complexidade – com 4.786 pessoas nessa situação.
Há 30 dias, 957 pessoas estavam nessa condição. Outro número que atingiu o maior patamar, nesta segunda, foi o total de internados em todos os tipos de leitos, seja com confirmação para covid-19 ou com a suspeita da doença. Chega a 8.136.