Com a demanda aumento e a estrutura superlotada, o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, fechou nesta segunda-feira (15) o acesso à emergência destinada aos pacientes com sintomas de covid-19. De acordo com a administração da casa de saúde, não existe a possibilidade de ampliar a capacidade de leitos. As pessoas que precisarem de atendimento, devem procurar a Atenção Básica de Saúde da cidade durante o dia, e UPAs e Samu, à noite.
Inicialmente, a estrutura do hospital contava com 32 leitos destinados aos pacientes com coronavírus, em fevereiro houve uma expansão e, hoje, o Dom João Becker conta com 99 vagas que são distribuídas entre enfermaria e UTI.
De acordo com o superintendente do hospital, Antônio Weston, não há mais como ampliar a capacidade por falta de estrutura física e de recursos humanos:
— Trabalhamos em parceria com a prefeitura e reavaliamos a cada instante as medidas que tomamos e todos os casos, para que possamos oferecer o melhor para os nossos pacientes.
A prefeitura de Gravataí enviou um oficio na tarde desta segunda-feira (15) ao superintendente do hospital dizendo que discorda da medida. No documento, a Secretaria Municipal de Saúde diz que "trata-se de uma situação extrema, em que não há espaço para recuo. Temos de encarar a situação com resposta afirmativa".
Os pacientes que estão internados no Dom João Becker estão sendo transferidos para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é responsável pela administração do hospital. A medida que restringe o atendimento da emergência será reavaliada diariamente.