Correção: a emergência do Hospital de Clínicas, e não o CTI do hospital, tinha, até a noite de domingo, 88 pacientes internados, dos quais 48 em condições críticas e 24 necessitando de ventilação mecânica. A informação incorreta foi publicada entre 23h36min de domingo (14) e 8h53min de segunda (15). O texto já foi corrigido.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comunicou, na noite deste domingo (14), o fechamento da emergência dedicada a casos da covid-19 para chegada espontânea de pacientes. É a segunda instituição hospitalar da Capital que anuncia o fechamento dos setores de emergência. Mais cedo nesse domingo, a Santa Casa de Misericórdia anunciou que fechou duas unidades que chegaram a quase 300% de superlotação.
Conforme nota do Clínicas, a CTI Covid registra 132% de superlotação. Na emergência, são 88 pacientes internados, dos quais 48 em condições críticas e 24 necessitando de ventilação mecânica (dados referentes à noite de domingo). Considerando a situação extrema, a emergência para pacientes covid-19 passa a receber apenas pacientes trazidos pelo Samu e via Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint).
Na tarde desta segunda-feira (15), após reuniões com gestores, o HCPA fará nova avaliação e "comunicará as determinações em relação à situação calamitosa enfrentada".
A emergência não covid do Clínicas, isto é, dedicada a outras doenças, mantém funcionamento normal.
Santa Casa fecha duas das três emergências
A situação também é crítica no complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia. A emergência SUS, localizada no Hospital Santa Clara, e a emergência covid, no Hospital Dom Vicente Scherer, não receberão mais pacientes. De acordo com a assessoria da instituição, a capacidade assistencial das unidades está próxima a 300% de ocupação.
Já a emergência não covid, também localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, passa a receber apenas pacientes com risco de morte iminente.