Em meio ao agravamento da pandemia, mais uma emergência de Porto Alegre passa a funcionar com restrições. O Hospital Vila Nova adotou restrição máxima temporária por falta de espaço físico e de respiradores.
Neste momento, os pacientes que procurarem a instituição serão acolhidos e classificados. Aqueles que receberem as classificações de risco verde ou azul, que são casos considerados menos urgentes, ou aqueles pacientes que desejarem apenas coletar exame PCR serão encaminhados para atendimento em unidas básicas de Saúde da sua região.
O hospital informa que segue monitorando a situação e atualizará as restrições em caso de mudanças.
Veja a situação de outras emergências de Porto Alegre
Hospital Moinhos de Moinhos de Vento - Emergências covid-19 e não covid-19 só estão atendendo casos com classificação laranja ou vermelha.
Santa Casa de Misericórdia - As emergências covid localizadas no Hospital Santa Clara e no Hospital Dom Vicente Scherer, que estavam fechadas desde a tarde do último domingo (14), passaram a operar com restrição máxima nesta segunda-feira (16), recebendo apenas casos graves. Já a emergência não Covid, também localizada no Dom Vicente Scherer, teve seus atendimentos restabelecidos, recebendo pacientes que caracterizem casos graves.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Mantém, desde a noite de domingo (14), o fechamento da emergência para pacientes com covid-19. A emergência para pacientes covid-19 passa a receber apenas casos trazidos pelo Samu e via Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint). A instituição informa que a possibilidade de reabertura será reavaliada diariamente. A emergência que atende outras enfermidades segue funcionando normalmente.
Hospital São Lucas - Desde 24 de fevereiro, a emergência só atende casos mais graves de acordo com a classificação de risco
Hospital Nossa Senhora da Conceição - Depois de fechar as portas na semana passada, a emergência está aberta, no entanto, operando com restrição máxima. Só são atendidos casos gravíssimos que ingressam pelo Samu ou por demanda espontânea.
Hospital Ernesto Dornelles - A emergência está funcionando, mas com restrições. Só são atendidos pacientes com iminente risco de morte. Não há previsão de fechamento da unidade.
Hospital da Restinga - Atendimento restrito a casos graves. Pacientes com sintomas leves são encaminhados aos postos de saúde.
Hospital Divina Providência - Segue com restrições desde 19 de fevereiro, quando passou a atender somente casos graves e com síndromes respiratória
Hospital Mãe de Deus - Emergência e Espaço Azul (exclusivo para casos de sintomas gripais) estão fechados desde 25 de fevereiro. Seguem em funcionamento os atendimentos na Obstetrícia, na Hemodiálise, no Ambulatório de Especialidades, para consultas eletivas, no Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia, e no laboratório. O Centro Integrado de Oncologia (Rua Costa, 30) e a Unidade de Radioterapia (Orfanotrófio, 299) também operam normalmente.
UPA Moacyr Scliar - Tem, segundo painel da prefeitura consultado por volta das 13h23min desta terça-feira, lotação de 405,86%. São 69 pacientes internados para 17 leitos disponíveis.
UPA Cruzeiro do Sul - De acordo com o monitoramento da prefeitura, no início da tarde desta terça feira, a lotação é de 416,67%. São 50 pacientes internados para 12 leitos.
UPA Lomba do Pinheiro - O monitoramento da prefeitura mostra ocupação de 322,22%. São 29 internados para 9 leitos.
UPA Bom Jesus - A ocupação na UPA Bom Jesus é de 442,86%. São 7 leitos para 31 pacientes internados.