A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou nesta quinta-feira (11) a distribuição de novas doses da vacina CoronaVac em 10 municípios da Região Metropolitana. A nova remessa do imunizante chegou ao Estado na terça-feira (9) e também está sendo encaminhada aos municípios do Interior.
Cidades como Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí haviam suspendido a aplicação da primeira dose após acabar o estoque. Os municípios seguiam aplicando apenas a segunda dose do imunizante.
Em Canoas, por exemplo, os idosos com 85 anos ou mais começaram a receber a segunda aplicação a partir de quarta-feira (10). O município está aguardando a chegada das doses para anunciar as próximas ações e se ampliará a faixa etária que pode receber o imunizante.
Alvorada recebeu 2.250 doses da CoronaVac nesta manhã. O município pretende reiniciar o processo de vacinação, na faixa dos 78 e 77 anos e profissionais de saúde, nesta sexta-feira (12). No sábado (13), poderão receber a vacina os idosos com 77 anos ou mais e os que ainda não fizeram nas suas datas.
Sapucaia do Sul ainda não sabe quantas doses irá receber nesta quinta. Na cidade, a vacinação estava ocorrendo em idosos com 77 anos ou mais. Nesta semana, a segunda dose dos idosos com 80 ou mais começou a ser aplicada. O imunizante é aplicado através de um drive-thru, na unidade básica de saúde (UBS) do Centro e domicílio, mediante agendamento prévio.
Além dessas cidades, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão já podem retirar as doses da CoronaVac na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a partir desta quinta-feira.
As doses também estão sendo levadas para os municípios do interior do Estado. Aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil levaram, ao longo desta manhã, caixas térmicas com o imunizante para sete cidades, atendendo 13 coordenadorias regionais de Saúde.
As vacinas são provenientes da oitava remessa recebida do Ministério da Saúde, que chegou ao Estado nesta semana, e de remanescentes de remessa recebida dia 3 de março. Essas doses serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados.