Com a chegada de novas doses destinadas à segunda aplicação da vacina contra covid, a Secretaria Municipal de Saúde de Imbé pretende regularizar a imunização de idosos com 80 anos ou mais até o próximo sábado (3). Algumas pessoas que receberam a primeira dose na cidade relatam que estão com o cronograma de aplicação da última dose atrasado há 15 dias, informação que é confirmada pela administração municipal.
O atraso se dá por mais de um motivo, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Caroline Pimenta. Além falta de doses destinadas para a aplicação da segunda dose, o sistema de vacinação adotado pelo município também faz com que o processo seja mais lento. Por uma questão estratégica, a imunização de todos os idosos acima de 80 anos está sendo feita em domicilio. Diariamente, duas ou três equipes visitam 20 residências e aplicam as vacinas.
— Algumas vezes as equipes chegam na residência e o idoso não está e precisam retornar em outro momento — justifica Caroline.
Por se tratar de de um município localizado no Litoral, muitas das doses aplicadas na primeira etapa foram em veranistas e agora as equipes não conseguem contato com as pessoas.
— Nós não pedimos comprovante de residência, apenas um endereço de referência. Muitas pessoas tomaram a primeira dose aqui e agora retornaram para os seus domicílios em outras cidades e até que a gente confirme que a pessoa não irá tomar a vacina aqui, a dose é dela — explicou coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Com as últimas doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, é possível regularizar a situação de todos idosos acima de 80 anos e, para isso, o município trabalhará no feriado da próxima sexta-feira (2). vacinando essas pessoas em suas casas.
Caroline alerta que as doses são suficientes apenas para o grupo acima dos 80 anos e que se não houver o recebimento de um novo lote, as pessoas dos grupos de 79 e 78 anos que têm como data prevista para a aplicação da segunda dose os dias 3 e 4 de abril também poderão receber a vacina com atraso.