Começa na manhã desta quinta-feira (25) o processo de distribuição das vacinas contra covid-19 pelas coordenadorias regionais de saúde (CRS) do Rio Grande do Sul. Serão entregues, por via aérea e terrestre, 219,2 mil doses para as 18 CRS.
A regional de Porto Alegre, que abrange 66 municípios, receberá o maior número de doses: 49.520. A Capital deve receber 21.420 doses do imunizante de Oxford e outras 13.670 de CoronaVac. As vacinas serão liberadas para retirada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir das 11h. A pasta ainda não definiu as faixas que serão atendidas por esse novo lote, no entanto, manterá a vacinação em 20 pontos da Capital e estuda a possibilidade de fazer vacinação drive-thru.
Outras CRS receberão, ainda nesta quinta-feira, os imunizantes por via aérea, com apoio de aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. Conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), as 135 mil doses da vacina Oxford/ AstraZeneca devem ser destinadas à ampliação da imunização dos idosos, iniciando pela faixa dos 84 anos – nas cidades onde esse grupo ainda não foi contemplado – e, reduzindo a idade sucessivamente, enquanto houver disponibilidade de imunizantes. Já as 84,2 mil doses de CoronaVac serão destinadas para a aplicação da segunda dose daqueles vacinados com a terceira remessa (de 53,4 mil doses) e para parte dos imunizados pela quarta remessa.