Marcado para começar às 8h, o drive-thru da vacinação no estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) teve atraso de uma hora e 16 minutos de nesta quarta-feira (10). A fila de carros na Rua Dario Pederneiras, no bairro Petrópolis, passava dos 50 por volta das 7h50min.
Depois de uma noite maldormida em razão da ansiedade para receber a vacina, Harry Alziro Sauer, 95 anos, foi o primeiro a chegar ao local, às 6h30min. Acompanhado da mulher, a advogada Joelma Poletto, ele recebeu o imunizante às 9h16min, dentro do estacionamento do Simers.
– Temos a expectativa de retomar um pouco da nossa vida – disse Joelma, acrescentando que Sauer ainda pratica atividades físicas.
Após a aplicação, o aposentado estava animado e posou faceiro para fotos com a carteira de vacinação.
O segundo veículo a chegar ao local, conduzido pela aposentada Silvia Lione Jeziorny, foi atendido às 9h30min na rua mesmo. O motivo: na hora de ingressar no estacionamento, o carro não pegou. Prontamente, as equipes se deslocaram para a parte externa para atender o casal Amália Pires Lemos, 92, e Rubens Tavares Lemos, 94, pais de Silvia.
– Eles estavam em Capão da Canoa e voltaram na terça-feira (9) de Uber – comentou a filha.
Sem aparentar incômodo algum com a agulha, Amélia disparou:
– Quem tem dor no ciático vai sentir dor de vacina?
Demora gera críticas
No carro com a mãe desde as 6h45min, o bancário João Inácio Simão Junior desceu diversas vezes rumo ao portão de entrada do estacionamento para buscar mais informações sobre a demora. Como Eronita Simão, 94 anos, tem problema no joelho, o filho resolveu levá-la até o drive-thru:
– Ficamos sabendo dessa notícia (do drive) ontem à noite por um familiar. E, para minha surpresa, agora são mais de 8h30min e não tem previsão de quando as doses vão chegar. Isso é uma desorganização da nossa prefeitura – criticou, pedindo um olhar mais cuidadoso com as pessoas de mais idade por parte da administração pública.
Eronita foi vacinada por volta das 9h45min.
Em razão da demora e da alta temperatura, funcionários do Simers chegaram a passar pela fila distribuindo água gelada às famílias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a demora ocorreu por um atraso na saída dos depósitos. A pasta explicou, por meio da assessoria de imprensa, que não poderia deixar as doses no local na véspera em razão da necessidade de acondicionamento específico.