A prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender o retorno às aulas presenciais nas escolas da rede municipal, previsto para a próxima segunda-feira (22). A medida foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo em transmissão ao vivo.
A decisão ocorreu em razão da nova classificação da região de Porto Alegre no mapa do distanciamento controlado do governo do Estado. A Capital passou para a bandeira preta, considerada de risco altíssimo para covid-19. Outras 10 localidades do Estado também estão nessa classificação.
— Entendemos que o momento requer prudência — disse a secretária da Educação, Janaina Audino.
A prefeitura de Porto Alegre não irá recorrer desta designação, de acordo com Melo. O prefeito ressaltou, entretanto, que "até segunda-feira, a cidade continua em bandeira laranja". Melo também afirmou que a Guarda Municipal irá colaborar com a Brigada Militar para dispersar aglomerações entre as 22h e às 5h, conforme determinado pelo governo do RS.
A prefeitura também divulgou que, se a bandeira preta for mantida pelo governo do Estado, estarão suspensos os eventos na Capital a partir de terça-feira. A visita de equipes da prefeitura a Vila dos Sargentos, que ocorria no sábado, também foi adiada.
Na live, Melo afirmou ainda que conversou, nesta sexta, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e fez um "apelo" pedindo pelo envio de mais vacinas.
Durante apresentação dos dados de coronavírus no Estado, o governador Eduardo Leite orientou que as regiões suspendessem as aulas presenciais já na segunda-feira. As regras do distanciamento controlado começam a ser aplicadas, geralmente, nas terças-feiras.