A prefeitura de Garopaba, Santa Catarina, instalou nesta quinta-feira (25) barreiras sanitárias para controlar o acesso de pessoas ao município. Segundo o Executivo, a medida tem como objetivo conter a entrada em massa de turistas, tendo em vista os decretos de restrição de circulação e atividades em diversas localidades diante do avanço da covid-19.
A ação ocorre após diversas praias catarinenses, inclusive Garopaba, registrarem festas com aglomerações durante todo o feriado de Carnaval — quando o acesso estava liberado.
Para entrar, é necessária a apresentação de comprovante de residência no cado de moradores ou proprietários de casas no município. Já os turistas devem apresentar, obrigatoriamente, resultado negativo de exame RT-PCR realizado com 48 horas de antecedência da viagem.
Conforme a prefeitura, visitas serão feitas a estabelecimentos para verificação do cumprimento do decreto vigente na cidade e as ações de conscientização à população serão ampliadas. A fiscalização ocorre com o apoio das secretaria de Saúde, da Fazenda e do Turismo, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.
Nesta quinta-feira, Garopaba registra 112 casos ativos de covid-19, o que, segundo a prefeitura, é gravíssimo e a tendência é de crescimento no número.
De acordo com o NSC Total, a ocupação geral de leitos de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 91,18%. Os números representam o momento mais crítico de toda a pandemia de coronavírus para o sistema hospitalar.
Na última quarta-feira (24), o governo catarinense anunciou novas restrições de atividades por 15 dias. As novas medidas incluem a proibição do funcionamento de casas noturnas e de espetáculos, e da venda e do consumo de bebidas alcoólicas na madrugada (de 0h às 6h), além do veto à aglomeração em praias e espaços públicos e o limite de 50% de ocupação no transporte público.