Depois de quatro dias consecutivos em alta, a ocupação dos leitos das unidades de tratamento intensivo (UTIs) destinados aos pacientes com covid-19 em Porto Alegre diminuiu neste sábado (13). Agora, são 280 pacientes em estado grave, cinco a menos do que o registrado na sexta-feira (12).
Em relação à média móvel, considerada a forma mais adequada para avaliar o avanço da pandemia, foi registrada alta de 1,5% no número de internados nos últimos sete dias. Entre 7 e 13 de fevereiro, a média diária foi de 276 pacientes internados. No sábado passado, esse número era de 272.
De sexta-feira para sábado, o Clínicas, um dos hospitais de referência no atendimento de pacientes com coronavírus, atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI covid. Os hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus seguem com 100% de seus leitos de UTI preenchidos. Os outros dois hospitais referências no combate à covid-19 estão com as seguintes ocupações: Conceição (94,67%), Santa Casa (90,08%).
Conforme a última atualização divulgada pela prefeitura da Capital, a ocupação geral dos leitos de UTI, o que envolve outras doenças, é de 89,18%. Ao todo, são oferecidos 811 leitos e há 710 internados no momento.