A manhã desta quinta-feira (18) teve baixo movimento nos postos de saúde de Porto Alegre para a vacinação contra o coronavírus. Pouco depois das 8h, GZH esteve no Centro de Saúde Modelo, nos postos Santa Marta e Santa Cecília e, em todas as unidades, não havia ninguém esperando.
No Santa Marta, que fica no Centro, Valdemar Forster, 85 anos, saía já vacinado às 8h25min. Ele estava ao lado da esposa, Lucila Hummes Forsters, com quem é casado há mais de 60 anos.
- Foi bem rapidinho, não levou nem cinco minutos desde que cheguei aqui. Estou feliz e achei organizado - contou, mostrando a carteira de vacinação com a marcação para a segunda dose.
Lucila tem 80 anos e, por isso, ainda não pode se vacinar.
Nesta quinta-feira, a prefeitura suspendeu o atendimento nos drive-thrus após perceber a queda do movimento ainda na quarta.
Por enquanto, somente idosos com mais de 83 anos podem se vacinar em Porto Alegre. Segundo a ferramenta vacinômetro da prefeitura, 84,26% da população prioritária já foi atingida. Até as 10h desta quinta, 18.120 idosos receberam uma das doses. O público-alvo é de 21.505 pessoas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada de novas doses da vacina para ampliar a faixa etária de vacinação. O governo do Estado espera receber uma remessa do Ministério da Saúde na próxima semana.