Um novo lote com 84,2 mil doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, chegou na noite desta quarta-feira (24) ao Rio Grande do Sul. As caixas térmicas com o imunizante foram transportadas em voo comercial que saiu de Guarulhos, em São Paulo, e desembarcou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Somando essa carga às 135 mil doses da Oxford/AstraZeneca, o Estado recebeu nesta quarta 219,2 mil unidades dos imunizantes. Assim que chegaram, as vacinas foram transportadas, com escolta da Polícia Federal, até a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a divisão dos dois lotes das vacinas para os municípios ocorrerá ainda nesta quarta, e o envio, entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26). A quantidade que cada cidade receberá ainda não estava definida.
Critérios de distribuição das vacinas
135 mil doses da vacina de Oxfodrd/AstraZeneca
Os municípios devem começar vacinando os idosos com 84 anos e, gradualmente, diminuindo a idade do público, enquanto houver disponibilidade de doses.
84,2 mil doses da CoronaVac
Serão destinadas à aplicação de 100% da segunda dose do grupo vacinado com a terceira remessa (53,4 mil) e para parte dos vacinados com a quarta remessa.
A vacinação no Estado
Antes do recebimento desses últimos dois lotes, segundo painel de controle de vacinação da SES, o Estado havia vacinado 435.909 pessoas com a primeira dose e 55.913 com a segunda injeção das 704.700 unidades de vacinas até então recebidas.