Em um dos pontos de imunização por drive-thru de Tramandaí, a vacinação começou até antes do que estava previsto: com cerca de 30 veículos enfileirados, os portões do Centro Municipal de Eventos foram abertos 15 minutos antes, às 8h45min. O auditor fiscal aposentado Nilson Xavier dos Santos, 89 anos, era o primeiro da fila.
— Eu estava ansioso. Acredito na vacina, acho que as autoridades estão certas. E eu estou certo também porque estou aqui.
Morador da cidade do Litoral Norte há dois anos, veio sozinho dirigindo seu carro às 8h. Logo depois de receber a primeira dose, ele agradeceu a enfermeira:
— Vocês são uns anjos!
Tramandaí recebeu 1.320 doses da vacina contra a covid-19. As doses no Litoral não são exclusivas para moradores, também há pessoas de outras cidades recebendo a imunização.
No posto drive-thru em frente à Farmácia Municipal, a dona de casa Luci Barcellos da Silva, 88 anos, era uma das veranistas aguardando para receber a primeira dose na manhã desta quarta. Moradora de Porto Alegre, ela passa a alta temporada em Tramandaí há mais de 50 anos.
Luci não escondia a felicidade. Especialmente pela companhia que tinha durante a espera. Pedro Paulo Barcellos, 67 anos, e Luza Panis, 68 anos, são médicos, já receberam a primeira dose e fizeram questão de levar juntos a mãe.
— Eu estou com meus dois filhos, estou bem cuidada!
Além dos postos na Farmácia Municipal (na Avenida Emancipação) e no Centro de Eventos, onde ocorre a Feira do Peixe, também tem drive thru em frente à UBS da Zona Sul. Basta chegar com o veículo, apresentar documento de identidade e receber a vacina sem descer do carro.
Já a vacinação dentro dos postos de saúde ocorre por agendamento junto à prefeitura. Pede-se para entrar em contato com a prefeitura, no WhatsApp (51) 98047-8609, canal pelo qual o idoso será direcionado à unidade com sala de vacinação mais próxima.
No Posto Tiroleza, a imunização iniciou por volta das 10h. Idosos do bairro foram contatados por agentes comunitários de saúde para ir receber a primeira dose, e o movimento era tranquilo.
Em Imbé, é necessário fazer um cadastro por meio do site da prefeitura. A partir desta quarta, a prefeitura vai organizar uma agenda conforme esse cadastro e entrar em contato com os interessados para agendar o horário.
Quatro equipes volantes vão circular pela cidade para aplicar as doses a domicílio.
Em Cidreira, a vacinação será realizada nas casas onde os idosos se encontram. Para isso, será disponibilizado um número de WhatsApp para cadastro — ainda não definido até a manhã desta quarta.
A prefeitura também não confirmou a data de início da vacinação para os idosos em geral — no momento, o município está concluindo a imunização de profissionais da saúde e idosos em asilos. A expectativa é de que todas as pessoas acima de 85 anos sejam contempladas nos próximos dias.