O Hospital Nossa Senhora da Conceição reabriu, nesta sexta-feira (6), o pré-cadastramento de voluntários para a testagem da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson.
As inscrições podem ser feitas por um único grupo: o das pessoas com 60 anos ou mais que não possuem nenhuma comorbidade (doença crônica), como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer ou doença cardíaca. O voluntário deve morar na Região Metropolitana e ter índice de massa corpórea (IMC) menor do que 30 quilos por metro quadrado. O cálculo pode ser feito neste link.
A inscrição pode ser feita neste site, disponibilizado pelo Hospital Conceição.
O motivo da reabertura do cadastro é que parte das pessoas que havia se apresentado como voluntária não cumpria os critérios necessários. Assim, a coordenação do estudo optou por chamar mais interessados.
No total, mais de 4 mil pessoas se inscreveram para os quatro grupos: 18 a 59 anos com comorbidade, acima de 60 anos com comorbidade, 18 a 59 anos sem comorbidade e acima de 60 anos sem comorbidade. Serão 2 mil participando da pesquisa.
Os testes começaram a ser feitos nesta quinta-feira (5). Seis pessoas foram chamadas, sendo que duas atenderam aos critérios e receberam, de fato, as doses. Segundo o coordenador do Serviço de Infectologia e investigador da pesquisa, a expectativa é aumentar o número de pessoas chamadas diariamente:
— Queremos chegar ao número de 20 pessoas chamadas por dia. Se elas cumprirem os critérios, receberão as doses.
Os voluntários podem receber a vacina em teste ou placebo, e não ficam sabendo qual foi a dose aplicada. O placebo é um líquido que não tem nenhum efeito sobre o corpo.