O governo do Estado recebeu apenas um pedido de reconsideração ao mapa preliminar da 23ª semana do modelo de distanciamento controlado. O prazo para contestação terminou às 6h deste domingo (11).
O município que pediu a revisão do resultado não teve o nome divulgado, mas está localizado na região de Erechim — para passar de bandeira laranja para amarela.
O mapa preliminar apresenta as regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas em bandeira amarela, ou seja, com risco epidemiológico baixo para o coronavírus. As outras 18 regiões do Estado estão na bandeira laranja, com risco considerado médio.
Das 21 regiões presentes no mapa, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de gestão compartilhada do distanciamento controlado. As outras 18 utilizam medidas alternativas às bandeiras definidas pelo governo do Estado.
Cidades localizadas em regiões classificadas na bandeira laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, caso enviem planos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (12). A vigência das bandeiras começa à meia noite de terça-feira e se encerra às 23h59min da outra segunda-feira (19).