Será publicado na tarde desta segunda-feira (12) o mapa semanal com a 23ª rodada de classificação do modelo de distanciamento social. Na projeção preliminar, divulgada na sexta-feira (9), 18 regiões foram definidas com a bandeira laranja, com risco médio de contágio pela covid-19, e três com bandeira amarela, que indica risco baixo. O Piratini recebeu apenas um pedido de reconsideração.
As três regiões que tiveram melhora nos indicadores e apresentam risco baixo de contágio são as de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas. Há três meses, a bandeira de cor amarela não aparecia no mapa. A última vez foi no semana entre 30 de junho e 6 de julho.
Mais uma vez, nenhuma localidade foi classificada com a bandeira vermelha. A região de Santa Maria, que apresentava risco epidemiológico alto na última semana, retornou à bandeira laranja de forma preliminar. Para o mapa desta semana, somente Três Arroios, cidade da região de Erechim, no norte do Estado, entrou com recurso, pedindo para passar da classificação laranja para a amarela.
A vigência das bandeiras começa à meia noite de terça-feira (13) e se encerra às 23h59min da próxima segunda-feira (19).
Entre as chamadas 21 regiões covid em que o Estado foi dividido para a indicação de bandeiras, 18 já aderiram ao sistema de cogestão. Neste modelo, as localidades podem adotar protocolos menos restritivos do que a bandeira em vigor - isto é, quem está em bandeira laranja pode seguir as regras da amarela, desde que tenham protocolos próprios de cuidados aprovados pelo Estado.
Até o momento, apenas as regiões de Uruguaiana, Bagé e Guaíba não adotaram o sistema de cogestão.
Confira a situação das regiões em bandeira amarela, segundo o governo do RS:
- Bagé: a melhora em dois indicadores fez a região retornar à classificação de bandeira amarela. Houve redução de nove para seis pacientes com SRAG internados em UTI de uma semana para outra, assim como queda de cinco para três no número de internados por covid-19 em leitos clínicos.
- Palmeira das Missões (em cogestão): já com indicadores bastante positivos na semana passada, a melhora em um dos itens do modelo específico da região foi suficiente para que Palmeira das Missões ingressasse na bandeira amarela. A região registrou nove hospitalizações por covid-19 na última semana, quando no período anterior chegou a 13 casos. Houve ainda redução de 14 para 12 os leitos de UTI ocupados por pacientes confirmados por coronavírus.
- Pelotas (em cogestão): a região registrou queda no número de hospitalizações por coronavírus nos últimos sete dias – de 39 casos para 21. O número de leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19 também caiu, de 24 para 18. Além disso, a melhor situação em dois indicadores da macrorregião Sul contribuiu para que a região recebesse classificação de bandeira amarela – houve queda de 46 para 42 leitos de UTI ocupados por SRAG na macrorregião e queda de 37 para 30 nos casos de pacientes internados em estado grave por covid-19.