A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, não descarta um novo lockdown no próximo final de semana. A decisão, segundo ela, passará ainda por avaliações internas.
O decreto com regras mais rígidas na cidade começou a valer no sábado (8) e segue até terça-feira (11), às 12h. Uma decisão do Tribunal de Justiça suspendeu dois pontos do decreto, que impedem a prefeitura de fiscalizar a circulação de pessoas e de veículos durante o período.
A avaliação da prefeitura, no entanto, é de que a população está conscientizada e respeitando as recomendações. Apenas 10 multas foram aplicadas, e dois eventos clandestinos, desarticulados, nos dois primeiros dias de lockdown.
— Não descarto um novo lockdown. Ainda vamos avaliar na semana. A nossa população compreendeu e entendeu que era a hora de mostrar comprometimento social. Isso me deixou muito orgulhosa de ser pelotense — afirmou a prefeita.
Nesta segunda-feira (10), o transporte coletivo irá carregar apenas trabalhadores da área da saúde. Supermercados, padarias, restaurantes não podem funcionar, assim como o comércio em geral.
Postos de combustíveis, hospitais, serviços funerários e os Correios funcionam normalmente. Fiscalizações ao longo dos dois dias serão intensificadas nas empresas, e a multa para quem descumprir o decreto pode chegar a R$ 1.179.
Ao mesmo tempo que a prefeitura está buscando maneiras de isolar a população, a administração tenta articular também a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Exclusiva (UTI) específicos para covid-19. A cidade conta com 40 leitos semi-intensivos de retaguarda, mas que não puderam ser abertos pela falta de equipes médicas. A expectativa é trabalhar para abrir os novos leitos nas próximas semanas.
— Não é só pedir o sacrifício da população. É trabalhar para buscar alternativas de ampliação para a nossa rede. Temos três frentes trabalhando para dar um pouco mais de relaxamento a nossa população — explica Paula Mascarenhas.
Pelotas contabiliza 1.389 casos confirmados de covid-19. A cidade já registrou 34 mortes por coronavírus. Nesta segunda-feira (10), a taxa de ocupação hospitalar em leitos de UTI no município é de 87%. Na semana passada, o índice chegou a 95%.