A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, decidiu restringir parte do funcionamento do comércio e de serviços visando reduzir a circulação de pessoas, em uma tentativa de conter o aumento no número de casos de coronavírus. As mudanças ocorrem após um alerta feito pela Secretaria Municipal da Saúde, segundo a pasta.
O decreto, com as medidas e as restrições específicas, será publicado nesta segunda-feira (15), com as normativas a serem adotadas a partir de terça (16).
— Estamos elaborando o decreto que será publicado amanhã (segunda). Precisamos diminuir a circulação da população como forma de reduzir o avanço do contágio e termos condições de atender aqueles que precisarem de internação e leitos de UTI — disse o prefeito Ary Vanazzi.
Vanazzi afirma também que conversou com o prefeito da Capital, Nelson Marchezan, e com a prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Margarete Ferretti, e que um protocolo mínimo entre os municípios da região é debatido.
Em um texto divulgado, a prefeitura afirma que "um dos dados que mais preocupa é a quantidade de pessoas infectadas com o vírus ativo", marca que chegou a 136, do total de 462 confirmados, até sábado. "Outro grave sinal é a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário que chegou a bater 80% de ocupação, com 8 dos 10 leitos exclusivos ocupados", acrescenta o comunicado.
Vanazzi afirma que busca o fortalecimento do diálogo com todos os setores e uma forma coletiva de definir as ações de enfrentamento da pandemia.
Município terá ações de conscientização, higienização e fiscalização
Além das medidas de restrição, o município terá, na próxima semana, reforço nas ações de sanitização e higienização com caminhões de hidro-jato e produtos específicos nos bairros com maior número de casos, como Arroio da Manteiga, Santos Dumont e Feitoria. Também contará com ampliação das blitze sanitárias com verificação da temperatura e orientações de saúde em carros e ônibus. Outra medida será o reforço das ações da força-tarefa de fiscalização com relação aos espaços públicos, campos de futebol e outros.