A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou na tarde desta terça-feira (9) mais 11 mortes por conta do coronavírus no Rio Grande do Sul. São sete mulheres e quatro homens, com idades entre 57 e 85 anos. Assim, o Estado chega a 302 óbitos pela covid-19.
A pasta somou também mais 604 casos confirmados da doença. O Estado, portanto, soma 12.802 casos. Desses, 10.410 estariam recuperados, o equivalente a 81% do total de registros.
As vítimas fatais registradas nesta terça-feira (9) são das cidades de Bento Gonçalves (mulheres, de 57 e 84 anos, e homem, de 71 anos), Ijuí (homem, 85 anos), Novo Hamburgo (mulher, 58 anos), Porto Alegre (homem, 80 anos, e mulher, 83 anos), Rio Grande (homem, 70 anos), Santa Maria (mulher, 66 anos), Santo Ângelo (mulher, 82 anos) e Viamão (mulher, 78 anos). A taxa de ocupação das UTIs no Estado é de 72,3%.
A prefeitura de Bento Gonçalves confirmou que a idosa que foi registrada como vítima fatal nesta terça-feira foi atendida na UPA e transferida para UTI do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Ela foi a óbito no último sábado (6). A confirmação para covid-19 ocorreu nesta terça-feira. A outra mulher que morreu pela covid-19 tem 57 anos, foi atendida na UPA da cidade na última sexta-feira (5) e não resistiu. O homem que teve o registro de óbito por coronavírus confirmado hoje estava internado no Hospital Tacchini e faleceu também no último sábado. Todos, segundo a prefeitura, possuíam comorbidades.
Em Novo Hamburgo, a prefeitura divulgou que a vítima fatal registrada residia no bairro Canudos e havia sido internada no Hospital Municipal no dia 4 de junho, vindo a óbito nesta terça-feira. Ela tinha diabetes e doença cardiovascular crônica. Já em Rio Grande, o município confirmou o falecimento na última sexta-feira. O homem possuía comorbidades e estava internado na UTI Santa Casa de Rio Grande.
O óbito em Santa Maria ocorreu na última quinta-feira (4), de acordo com a prefeitura. A paciente deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo/Alcides Brum no dia 18 de abril, apresentando quadro de apendicite, e passou por cirurgia. Ainda internada no hospital, no dia 7 de maio, após apresentar sintomas de Covid-19, ela foi submetida a exame molecular para atestar a contaminação pelo novo coronavírus, e o resultado deu positivo. No mesmo dia, ela foi transferida para a ala destinada a pacientes com Covid-19, em leito clínico. Seu quadro de saúde se agravou, e, em 8 de maio, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu internada até vir a óbito.
As prefeituras de Santo Ângelo e Viamão não divulgaram mais informações a respeito das vítimas.
Mais de 90 novos casos em dois dias na Capital
Na Capital, mais uma morte foi registrada à noite, no boletim epidemiológico, ainda não computada pela Secretaria Estadual da Saúde. Com isso, o total de óbitos na terça-feira chegou a três. O primeiro deles foi de uma mulher de 83 anos, internada no Hospital Divina Providência em 31 de maio. Ela estava em UTI desde 7 de junho e tinha histórico de hipertensão.
O 47º óbito ocorreu no domingo (7), mas foi notificado na terça após laudo positivo em exame para Covid-19. Foi um homem de 60 anos internado no Hospital Vila Nova, em UTI. Ele tinha histórico de acidente vascular encefálico. A outra morte do dia foi de um homem 49 anos, transferido para o Hospital Santa Ana em 17 de abril , mas internado desde fevereiro no Hospital Cristo Redentor, após AVC hemorrágico. Ele tinha histórico de hipertensão.
A Capital também registrou 49 novos casos da doença, com o total chegando a 1.761. Na segunda-feira, a cidade já havia registrado 43 novos casos, totalizando mais de 90 em dois dias.