Em comunicado institucional nesta quarta-feira (17), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou a elevação da contingência por causa da covid-19, que agora passa para o nível 3B. Isso significa que haverá restrição de procedimentos e cirurgias no Centro Cirúrgico Ambulatorial, no Bloco Cirúrgico e na Hemodinâmica.
As demandas por internação que não forem relacionadas ao coronavírus serão direcionadas para outros hospitais. Ainda segundo o comunicado, todo o corpo clínico do Clínicas passará por treinamento para atuar em frentes de atendimento à pandemia.
Com o novo Bloco B, o hospital colocou em operação até a segunda-feira (16) 56 leitos de um total previsto de 105 para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desse prédio. Mas, ainda nesta semana, a diretora-presidente do Clínicas, Nadine Clausell, alertou que a grande dificuldade do momento é encontrar profissionais para atendimento, já que o hospital tem 50 deles afastados pela doença. Segundo ela, o problema, no momento, não é falta de espaço, leitos ou respiradores.
Procurada para detalhar melhor a situação atual e a lotação da CTI, a direção do hospital encaminhou a seguinte nota:
"O Hospital de Clínicas de Porto Alegre iniciou já em janeiro a estruturação de um plano de ação relativo ao coronavírus. O plano é de uso interno e contempla diferentes níveis, de acordo com os cenários existentes, e é permanentemente reavaliado.
Nas últimas semanas constatou-se o aumento da procura da Emergência e aumento de lotação de CTI. Assim, conforme critérios técnicos estabelecidos de lotação (dados disponíveis e atualizados em https://sites.google.com/hcpa.edu.br/hcpacovid), iniciou-se nesta quarta-feira (17) o nível de contingência 3b. Ele contempla ações para redução de fluxos no hospital, que buscam liberar leitos de CTI. Assim, há maior restrição de procedimentos e cirurgias e redirecionamento de demandas de internação não covid para outras instituições, entre outras medidas, todas acordadas com a Secretaria Municipal da Saúde.
Todas as ações mapeadas estão em constante revisão e podem ser antecipadas ou postergadas conforme necessidade."