Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (10), em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, um hospital de campanha montado para auxiliar no tratamento especializado aos pacientes diagnosticados com covid-19 e que apresentarem sintomas gripais, crises respiratórias e casos suspeitos da doença. A estrutura, localizada nos fundos do Hospital Dom João Becker, na área central da cidade, foi viabilizada por meio de um convênio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, mantenedora e administradora da instituição, com a prefeitura de Gravataí, e já está funcionando normalmente.
Com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais de 50 funcionários na linha de frente, as instalações do hospital de campanha, de aproximadamente 400 metros quadrados, ainda contam com coleta de exames, posto de enfermagem, central de triagem, consultórios e sala de medicação.
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, o custo estimado de toda estrutura é de R$ 9,5 milhões. A instalação deve ser mantida por aproximadamente cinco meses e terá o custeio da prefeitura de Gravataí, atendendo aos investimentos em todas as despesas que envolvem o serviço, incluindo equipamentos e insumos hospitalares.
Conforme o secretário de Saúde de Gravataí, Jean Piery Torman, o hospital de campanha conta com quatro respiradores à disposição e aguarda por mais 20 do Ministério da Saúde. Com o objetivo de centralizar os atendimentos dos pacientes com coronavírus na cidade, Torman afirma que todos os pacientes internados pela doença no Dom João Becker serão transferidos para o hospital de campanha.