Nova Hartz, cidade do Vale do Paranhana situada a 62 quilômetros de Porto Alegre, está com um surto de coronavírus em uma clínica de dependentes químicos. A confirmação saiu no sábado (13), após o resultado de testes feitos com um dos internos, que manifestou sintomas da doença.
A Vigilância Epidemiológica foi avisada de sintomas de gripe em um dos pacientes e resolveu testar todos os 22 internos da entidade. Deles, 19 tiveram confirmada presença do coronavírus, mas só um está doente. Os outros 18 estão assintomáticos.
O doente foi internado no Hospital Sapiranga, situado no município vizinho a Nova Hartz. Outros diagnosticados com covid-19 foram isolados nos respectivos quartos. Eles já não recebiam visitas, o que faz parte do tratamento. Não há confirmação de como foram contaminados. A suspeita é de que o vírus tenha chegado por algum fornecedor de alimentos usados na clínica, já que os internos não costumam sair para lugar algum. O nome do estabelecimento não é revelado pelas autoridades.
– Com este hospitalizado, agora, são dois doentes em Nova Hartz e 21 casos confirmados de contaminação, mas ninguém faleceu pela doença. Temos tomado providências, alertado, pedido que não realizem festas e aglomerações – informa o secretário municipal de saúde de Nova Hartz, Adrião da Silva.
O município tem 21 mil habitantes. Outras duas pessoas de Nova Hartz aguardam resultado de testes para covid-19.