O Brasil registrou 679 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta segunda-feira (8). Com isso, o acumulado de óbitos no país subiu 37.134. No mesmo período, foram anotados 15.654 novos casos confirmados, elevando o total para 707.412. Os dados são os mesmos que estão expostos no painel do Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass), lançado como uma ferramenta paralela no acompanhamento do avanço da pandemia no país em razão das divulgações parciais nos últimos dias.
O painel do Conass é baseado em informações repassadas pelas secretarias de saúde do país. A ferramenta ainda não traz informações sobre recuperados da doença. No painel do Ministério da Saúde, foram informados 6.803 novos recuperados, mas não o total acumulado.
No domingo, o presidente do Conass, Alberto Beltrame, justificou a criação do painel com o argumento que, para os secretários de Saúde, o maior valor é a vida. “A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, diz a nota.
Veículos de imprensa também fazem contagem
Um levantamento independente feito por um consórcio de veículos de imprensa que inclui G1, O Globo, Extra, Estado de S. Paulo, Folha e UOL mostra 849 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas no país. A soma total de óbitos pela doença no país é de 37.312 de acordo com esse levantamento. Também foram contabilizados 19.631 novos casos, totalizando 710.887.
Os dados foram colhidos ao longo do dia e consolidados às 20h, portanto, em período diferente das contagens do Ministério da Saúde e do Conass, o que pode explicar o número mais elevado.