Já que o Ministério da Saúde divulga dados incompletos e tarde da noite, o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass) tomou para si a a tarefa de montar um painel e atualizar as informações todos os dias, às 17h.
Para acompanhar a evolução dos números consolidados basta acessar o site conass.org.br/painelconasscovid19.
Em nota, o presidente do Conass, Alberto Beltrame, justifica a criação do painel dom o argumento que, para os secretários de Saúde, o maior valor é a vida.
“A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, diz a nota.
O painel com dados oficiais das secretarias de Saúde ainda está em construção (falta o número de recuperados, por exemplo), mas entrou no ar na tarde deste domingo com informações básicas.
Além da totalização do número de casos e óbitos, o painel mostra os dados consolidados de cada Estado, incluindo a taxa de letalidade.
O painel informa que “no último período” , sem especificar qual, foram notificadas 1.116 mortes, o que elevaria o total para 36.151.
Para os próximos dias, Beltrame promete a ampliação das informações:
— Vamos agregar curvas epidemiológicas, curvas logarítmicas, análises de tendência, gráficos de evolução: nacional, por região e por Estado.
Pouco depois das 21h, o Ministério da Saúde divulgou um boletim informando que nas últimas 24 horas foram registradas 1.382 mortes, elevando o total para 37.312.