Beneficiários do auxílio emergencial na região metropolitana de Porto Alegre estão denunciando que tiveram as contas invadidas e valores desviados. A Polícia Federal investiga o caso em todo o país e a Caixa Econômica Federal, segundo as vítimas, está realizando registro de contestação para depois apurar a fraude.
O objetivo é ressarcir quem teve os R$ 600 sacados por golpistas. Outra orientação é procurar a Polícia Civil, que, somente em Novo Hamburgo, por exemplo, registrou mais de cem ocorrências nos últimos cinco dias.
O que se sabe até agora é que os saques indevidos do auxílio emergencial estariam ocorrendo por meio do aplicativo Caixa Tem. Os golpistas se aproveitam do período entre a data de liberação e a de pagamento para trocar dados cadastrais, como e-mail e número de telefone. Com isso, ao ir a uma agência na data agendada para o saque, as pessoas cadastradas legalmente acabam percebendo que não têm mais o valor depositado porque o dinheiro já foi retirado por um criminoso.
Até boletos bancários são pagos com os valores desviados. Foi o caso de Adriana de Medeiros, 44 anos, dona de casa no bairro Belém Velho, zona sul da Capital.
— Pagaram uma conta com os meus R$ 600 dois dias antes da data do saque, que seria quarta-feira. E tinha mais gente reclamando da mesma coisa no banco — explicou.
Na agência do bairro Cavalhada, onde a dona de casa foi retirar o auxílio emergencial, havia pelo menos outras quatro pessoas com o mesmo problema. Segundo Adriana, ela precisou assinar um registro de contestação para comprovar que não foi a responsável pelo saque.
— E não tinha como ser, já que foi feito dois dias antes da data agendada pelo próprio banco e, além do mais, não reconheci o e-mail usado na transação que eles fizeram. Alguém usou meus dados e pegou meu dinheiro — desabafou.
Orientação
Segundo as vítimas, a Caixa está informando aos beneficiários que a área de segurança do banco realiza monitoramento do fato junto às autoridades responsáveis. Em nota, a instituição confirmou essa informação e disse que, em caso de comprovação de irregularidade, haverá ressarcimento (leia a nota na íntegra abaixo).
Somente na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, que atende todo o Vale do Sinos, foram registradas mais de cem ocorrências nos últimos cinco dias. O delegado Tarcísio Kaltbach confirma o grande número de denúncias e diz que todas estão sendo encaminhadas para as delegacias distritais, na região onde as vítimas residem.
— A primeira informação que recebemos é sobre o fato de golpistas entrarem no link da Caixa Tem para criar uma conta em nome da vítima. Sendo assim, conseguem sacar o dinheiro indevidamente — acredita Kaltbach, que afirma tratar-se de estelionato.
Enquanto isso, quem já teve o valor de R$ 600 retirado por golpistas fica à espera de ressarcimento e, ainda, na angústia de ser vítimas mais uma vez.
— Agora estou esperando por esses dias de análise para saber se terei o dinheiro na conta de novo. Mas quem me garante que eles não vão retirar de novo quando o dinheiro for depositado ou ainda nos outros saques que tenho direito nos próximos meses? — relata Adriana.
Leia a nota da Caixa na íntegra
"A CAIXA informa que atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir um nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Emergencial. Sempre que detectada suspeita de crime, a Polícia Federal é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias. São utilizados procedimentos e tecnologias para prevenir e remediar as ameaças com foco em manter adequado nível de segurança para os clientes e beneficiários do Auxílio Emergencial.
A CAIXA esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ressalta que presta irrestrita colaboração nas investigações. Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da CAIXA. Para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido.
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone."