Quinto município mais populoso do Rio Grande do Sul, Santa Maria confirmou nesta quinta-feira (14) a primeira morte por coronavírus. Agora, das cinco cidades com o maior número de habitantes, apenas Pelotas não registra óbito por covid-19. Foram 55 dias entre o primeiro caso de coronavírus no município da região Central e a confirmação do óbito.
A vítima é uma mulher de 60 anos. Segundo o Executivo municipal, ela tinha histórico de diabetes, hipertensão e problema crônico nos pulmões. O prefeito lamentou a morte e afirmou que está em contato com o governo do Estado para repassar dados sobre a situação da cidade.
— Temos convicção de que as medidas tomadas lá no início deram resultado. Mas, se for necessário, vamos aumentar o rigor. As pessoas não estão fazendo a sua parte, não estão usando máscaras — alertou Pozzobom.
Segundo Marcos Lobato, médico epidemiologista da prefeitura, a mulher consultava regularmente no sistema de saúde municipal. Ela procurou o primeiro atendimento médico no dia 25 de abril, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, no bairro Tancredo Neves, com sintomas gripais. Ela voltou a receber atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no dia 29 de abril. No dia seguinte, foi transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
O prefeito informou ainda que a mulher realizou dois testes para covid-19: um no dia 4 de maio, negativo, e outro no dia 6 de maio, que deu positivo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Santa Maria tem 39 casos confirmados de coronavírus. A prefeitura informa um número superior, de 71 pessoas com a doença e 1.392 casos suspeitos. Os dados municipais informam ainda 15 pacientes curados e 234 assintomáticos.
No modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do Estado, Santa Maria está com bandeira laranja (risco médio). Isso significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
— Se passarmos para a cor vermelha, teremos que tomar medidas mais fortes. Todas as decisões serão técnicas, científicas e com orientação dos nossos médicos — finalizou o prefeito, que alertou que a população santa-mariense não está seguindo as orientações de saúde.
Leia a nota da prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria comunica o primeiro óbito em decorrência do coronavírus no Município, com registro às 5h25min desta quinta-feira (14). Trata-se de uma mulher, de 60 anos, que estava internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A paciente tinha histórico de diabetes, de hipertensão e de doença crônica nos pulmões.
Conforme a Vigilância em Saúde do Município, a paciente foi atendida em 25 de abril na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal com sintomas gripais. Em 29 de abril, em função da evolução do quadro gripal, deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Como o estado de saúde da paciente apresentou evolução e em função do histórico de saúde, houve transferência para o Husm em 30 de abril. No hospital, ela realizou dois testes para diagnosticar a Covid-19. O primeiro, realizado em 4 de maio, apontou negativo para a doença. O segundo, feito dois dias depois, apontou positivo.
A Prefeitura lamenta o óbito e seguirá intensificando as medidas de prevenção e combate ao coronavírus.
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria