A prefeitura de Rio Grande anunciou nesta terça-feira (26) um novo decreto municipal flexibilizando mais atividades comerciais. A cidade era a única do sul do Estado que mantinha medidas mais duras em relação ao distanciamento social motivado pela pandemia de coronavírus. Com o novo decreto, ficam liberados os restaurantes, atividades físicas e shopping centers.
Os restaurantes poderão voltar a funcionar respeitando a capacidade de 30% de cada estabelecimento. O sistema de bufê, porém, segue proibido no município. Os shoppings também terão que respeitar a mesma capacidade de 30%, e não poderão abrir as salas de cinema.
Já as academias terão que obedecer a uma série de protocolos em relação ao distanciamento de cada aluno e medidas de proteção internas dentro dos estabelecimentos. Em relação ao varejo, lojas maiores poderão reabrir. A medida permite o funcionamento de estabelecimentos com até 1.000 m², podendo receber no máximo 30 pessoas em seu interior. O antigo decreto permitia apenas micro e pequenas empresas.
Segundo o prefeito Alexandre Lindemayer, a mudança já vinha sendo estudada nas reuniões do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus, mas foi anunciada agora pela estrutura de saúde estar mais preparada. Lindemayer justificou a criação do serviço de telechamadas para orientação de pessoas com sintomas de covid-19 e a ampliação de leitos habilitados pelo Ministério da Saúde. Rio Grande tem atualmente 16 casos confirmados de covid-19 e uma morte.