O governo do Estado decidiu recalcular os níveis de risco por coronavírus nas regiões de Passo Fundo e Lajeado – áreas que atualmente têm os parâmetros mais altos de risco no Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo governador Eduardo Leite, um dia depois de realizar reunião pela internet com os prefeitos dos dois municípios.
Atualmente, as duas microrregiões estão classificadas com a bandeira vermelha de risco à covid-19 e, por isso, precisam reforçar regras de distanciamento social, mantendo, por exemplo, o comércio fechado. Se, em nova análise, as duas áreas forem rebaixadas para bandeira laranja, as lojas poderiam ser reabertas.
— A gente vai rodar novamente o modelo das bandeiras, para que as duas regiões possam ser observadas a partir dos números mais recentes, se a bandeira permanece como vermelha ou se pode ter recrudescido o nível de risco para a bandeira laranja. Isso vai ser feito de forma excepcional, nesta semana, diante de uma situação que envolve até a possibilidade de funcionamento de comércio para o Dia das Mães — disse Leite, durante transmissão ao vivo, pela internet.
O governador explicou que a avaliação será refeita, devido a mudanças na situação das localidades. A definição da bandeira é baseada em um cálculo que tem duas principais variáveis: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e proliferação do vírus. Para que a bandeira seja mais clara, indicando menos risco, é preciso, portanto, que haja mais leitos disponíveis na região.
— O governo do Estado não vai fazer "conta de chegada" para atingir uma bandeira desejada. Mas, diante das novidades de leitos (abertos em Passo Fundo), vamos rodar novamente o modelo — afirmou Leite.
Nessa segunda-feira (4), Leite anunciou a habilitação imediata de 15 leitos de UTI para a microrregião de Passo Fundo. Ao todo, foram habilitados mais 136 leitos de UTI em todo o Estado, pagos com recursos estaduais. A região de Lajeado não foi contemplada.