O governador Eduardo Leite afirmou, nesta terça-feira (12), que deve anunciar até sexta-feira (15) as regras para retorno das atividades na educação pública e privada no Estado. Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância.
— Retorno gradual, com participação de ensino à distância. Os protocolos estão sendo desenvolvidos. Não temos ainda nada fechado. Esperamos fechar a questão do retorno as aulas até a próxima sexta-feira, para anunciarmos em que condições e como se dará os retornos tanto na rede pública quanto na rede privada. Consideramos também Ensino Superior, demais cursos técnicos profissionalizantes, de línguas. Esperamos ter concluído até o final desta semana — disse Leite
Segundo o governador, são nove protocolos que ainda estão sendo definidos antes do anúncio do cronograma. O setor econômico da educação privada vêm pressionando o governador para que as atividades sejam retomadas.
Leite tem defendido que as aulas na rede pública estadual só sejam retomadas a partir de junho. Quanto às atividades na rede privada, já indicou que o retorno pode ocorrer antes.
Na última semana, o governador anunciou a transmissão de aulas, pela TVE, destinadas aos alunos de Ensino Médio, como forma de mitigar os danos causados pela suspensão das aulas presenciais. As atividades serão preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas pela TVE serão transmitidas de segunda a sexta, das 19h às 22h15min, a partir de 18 de maio.