O estúdio especializado em animações biomédicas Visual Science criou um modelo 3D que mostra as estruturas ampliadas do vírus Sars-Cov-2, o coronavírus. Segundo os pesquisadores, o projeto é o mais preciso até o momento, contendo as descobertas mais recentes sobre o organismo.
O Sars-Cov-2 tem um milésimo da espessura de um fio de cabelo humano e tem formato variado, podendo ser oval ou esférico.
No modelo, a parte verde mais clara representa o centro do vírus. Ali dentro, as partes vermelhas são o material genético do vírus (RNA) e, em verde mais escuro, as proteínas que protegem essa estrutura.
No vídeo abaixo, as legendas explicam, em inglês, como o coronavírus ataca as células hospedeiras do corpo das vítimas, usando-as para se multiplicar e as eliminando em seguida, e como o organismo humano reage para se defender.
As partes com cores brilhantes correspondem às proteínas codificadas pelo genoma, e os tons de cinza mostram as estruturas que o vírus “rouba” da célula hospedeira. Os pesquisadores enfatizam, com o vídeo, a natureza parasitária do coronavírus, que invade a célula e faz com que ela mesma produza as proteínas dele. Isso, no fim, faz com que a célula hospedeira morra.
“Essas imagens deslumbrantes melhorarão nossa compreensão da partícula do vírus e, para os não cientistas, tornarão ainda mais palpável o vírus que está infectando milhões de pessoas”, elogiou Vincent Racaniello, Professor do Departmento de Microbiologia and Immunologia da Universidade Columbia, de New York.