O Mensageiro da Caridade, espaço tradicional da assistência social mantido pela Arquidiocese de Porto Alegre, está precisando de ajuda. O prédio situado na Avenida Ipiranga, de onde costumavam partir e chegar caminhões carregados de doações, está passando por dias de calmaria. As filas que se formavam diariamente para adquirir os móveis e eletrodomésticos usados que são comercializados ali sumiram. Tudo isso é consequência do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.
A loja está fechada, embora os estoques estejam lotados. O problema é que esta queda no movimento acabou afetando o elo mais fraco desta corrente de solidariedade: as famílias que eram beneficiadas com doações obtidas por meio das vendas na sede do Mensageiro. Isso porque a maior parte do dinheiro arrecadado pelo local vem justamente das vendas na loja física da entidade.
Conforme o arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler, as receitas da instituição caíram cerca de 90% durante o período em que as atividades foram suspensas.
– Em 2019, cerca de 600 famílias e 200 entidades foram auxiliadas pela Arquidiocese. Em 2020, estávamos com as atividades em andamento e tivemos de parar por causa da epidemia – lamenta o arcebispo.
Campanha
Para tentar reverter a situação, a entidade lançou uma campanha para angariar doações. Além das entregas de móveis e eletrodomésticos, doações de alimentos, roupas e de valores em dinheiro também serão recebidas pela entidade.
Os móveis e eletrodomésticos podem ser entregues apenas na unidade da Avenida Ipiranga, na Capital. Outros pontos recebem somente alimentos não perecíveis e outros mantimentos, como roupas e calçados.
Cursos também foram suspensos
Além da atividade na loja, alguns cursos organizados pela entidade também foram suspensos. O atendimento em dois centros sociais da igreja, onde idosos realizavam atividades, nas vilas Maria da Conceição e Cruzeiro, também parou.
No local da Vila Cruzeiro, um curso de padaria oferecido a adolescentes foi suspenso, assim como o atendimento em terceiro centro social, também na Vila Maria da Conceição, onde 250 crianças e adolescentes eram acompanhados.
– Durante todos estes anos de trabalho, sempre contamos com ajuda de muitas pessoas físicas e jurídicas para seguir ajudando estas seis centenas de famílias e outras entidades. Dependemos desse apoio para seguir ajudando – pede dom Jaime.
Como ajudar
Doação de alimentos não perecíveis ou qualquer outro material
- Sede do Mensageiro da Caridade: Avenida Ipiranga, 1.145 (entrada pela rua lateral, no portão de entrada e saída dos caminhões), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em regime de plantão
Doação de alimentos não perecíveis, roupas e tênis
- Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand: Rua Pedro Velho, 771, Vila Maria da Conceição, bairro Partenon
- Centro Social Madre Madalena: Rua Nossa Senhora Brasil, 89, Vila Cruzeiro, Morro Santa Tereza
Doações em dinheiro, de qualquer valor
- Arquidiocese de Porto Alegre: Banco Banrisul, agência 0838, conta corrente 06.102.966-06, CNPJ 92.679.935-0001-64
Mais informações
- Site: ajude.mensageirodacaridade.org
- Telefones: (51) 3232-0503, com Luciana, ou (51) 99656-7659, Nina