No primeiro dia de saque da segunda parcela do auxílio emergencial, filas foram formadas em ao menos três agências de Porto Alegre, por onde a reportagem de GaúchaZH esteve, no início da manhã deste sábado (30). No Rio Grande do Sul, serão 128 unidades da Caixa de portas abertas, sendo 14 em Porto Alegre (veja a lista completa abaixo).
A mais movimentada foi a unidade da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 6630), onde mais de 30 pessoas aguardavam a abertura do banco, às 7h. A cozinheira Tatiane Barbosa, 44 anos, chegou no local às 5h, quando ainda não havia ninguém. O restaurante onde a porto-alegrense trabalhava, no Centro, fechou, demitindo os seus funcionários.
– Vivo com meus dois filhos, vim cedo porque preciso muito do dinheiro - conta ela, de máscara vermelha no rosto, sentada na calçada.
Tatiana recebeu o primeiro auxílio em abril, um total de R$ 1,2 mil, por ser chefe de família. Desta vez, o público-alvo são aqueles que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie. Também é possível fazer a transferência do valor para contas da Caixa ou de outros bancos.
Na calçada, o corretor de imóveis George Lucca, de 22 anos, aproveitou o movimento para complementar a renda de casa, comprometida com a crise gerada pela pandemia de coronavírus.
- Tive um filho, hoje com três meses, e os negócios de imóveis ficaram ruim. Tenho que sustentar a casa, por isso fui pra rua trabalhar - explicou ele.
As agências abrem às 8h e fecham ao meio-dia, mas o banco garante que todas as pessoas que chegarem durante este período vão ter direito à senha e serão atendidas mesmo após o horário. Em nota, a Caixa reforçou que não é preciso madrugar nas filas.
Na Capital, são 14 unidades da Caixa com atendimento. Muitos, porém, buscaram agências que não integram a lista, como no bairro São José, na Zona Leste.
Desempregado há cinco anos, o pedreiro Arlindo Nierskonski, 56 anos, quis tentar a sorte, apesar de não ser parte do grupo de beneficiários que podem fazer o saque, pois faz aniversário em maio, além de ter ir a uma agência que não irá abrir.
- Liguei pro 111 e disseram que vai ser pago só dia 4 de junho, mas igual vim pra tentar, porque a coisa tá difícil - justificou.
Agências que abrirão em Porto Alegre:
- Avenida da Azenha, 1080
- Avenida da Cavalhada, 2710
- Avenida Juca Batista, 620
- Rua dos Andradas, 1000
- Rua dos Andradas, 1507
- Estrada João de Oliveira Remião, 6630
- Rua José de Alencar, 614
- Avenida Bento Gonçalves, 2401
- Avenida Assis Brasil, 61
- Avenida Assis Brasil, 1643
- Avenida Protásio Alves, 4639
- Avenida João Antônio Silveira, 1891
- Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 943/9
- Avenida Assis Brasil, 6750
A lista completa pode ser acessada aqui.
Mães menores de 18 anos
A partir desse sábado as mães menores de 18 anos poderão registrar a solicitação de análise para o benefício do Auxílio Emergencial. A Caixa disponibilizou a funcionalidade no app Caixa / Auxílio Emergencial e no site dedicado ao benefício. Os registros podem ser feitos até o dia 2 de julho.