Como efeito direto das flexibilizações de regras anunciadas pelo governador Eduardo Leite, a maioria dos municípios de médio e grande porte do interior do Estado já autorizou ou vai autorizar, no curto prazo, a reabertura do comércio. Das nove maiores cidades, Uruguaiana, Passo Fundo, Bagé, Caxias do Sul e Bento Gonçalves confirmaram a reabertura entre quinta (16) e sexta-feira (17).
— Chegamos em um ponto de esgotamento. O comércio já está reaberto, com regras — argumenta o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
Em Santa Maria, a prefeitura mantém as restrições até sexta (17), mas garante a retomada de parte das lojas a partir de sábado (18).
No sul do Estado, a prefeitura de Pelotas anunciou um novo decreto, nesta quinta-feira (16), determinando o fechamento das atividades comerciais não essenciais por mais sete dias, até o dia 22. A expectativa é de que no dia 23 ocorra a retomada gradual do comércio.
Rio Grande mantém em vigor o decreto anunciado na segunda feira e segue com o comércio fechado, com reanálise do tema prevista para esta sexta-feira (17).
A permissão para que os municípios autorizassem a reabertura do comércio foi anunciada pelo governador, nesta quarta-feira (15), com exceção às regiões metropolitanas da Serra e de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (16), atendendo a pedidos de prefeitos, Leite permitiu que a Serra também reabrisse o comércio.
Em Bento Gonçalves, mesmo antes do novo decreto estadual, a prefeitura já autorizou a reabertura do comércio. Em Caxias do Sul, também haverá autorização de reabertura das lojas, após ser publicado o mais recente decreto de Leite, o que ocorreria ainda na tarde desta quinta-feira (16).
A prefeitura de Santa Cruz do Sul foi procurada na manhã e na tarde desta quinta-feira (16), mas não houve retorno sobre o tema.
Dos 18 maiores municípios do Estado, nove ficam na região metropolitana de Porto Alegre e, conforme decreto do governador, seguem sem autonomia para decidir sobre o tema. Com isso, devem manter o comércio fechado, sob pena de os gestores serem alvo de ação do Ministério Público, os seguintes municípios: Canoas, Viamão, Cachoeirinha, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí, Alvorada e Novo Hamburgo.
Regras locais
Para reabrir o comércio, os municípios precisam seguir, no mínimo, as determinações da Vigilância Estadual em Saúde, expressas nos decretos de Leite. É permitido, contudo, que os prefeitos definam regras mais duras. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, diz que será obrigado o uso de máscaras por clientes e funcionários.
— Liberamos a partir de amanhã (sexta-feira), o funcionamento do comércio, com regras, como uso de máscaras por todo mundo. Se necessário for, vai ser fechado de novo — diz Azevedo.
Em Bento Gonçalves está liberado o funcionamento os bares e restaurantes com limite de 50% da capacidade, até as 22h. As lojas podem permitir o ingresso de um cliente para cada funcionário. Em Bagé, o prefeito Divaldo Lara diz que terá agentes de saúde nas ruas orientando a população e fiscalizando as lojas.
*Colaboraram Frederico Feijó, Cristiano Daro e Camille Wegner