O primeiro dia de retomada das atividades do comércio em Bagé foi de grande movimentação nas ruas do centro da cidade. Por volta das 17h desta quinta-feira (16), centenas de pessoas circulavam e se aglomeravam em portas de comércios varejistas na Rua Sete de Setembro, a principal via do centro bageense. Algumas pessoas estavam de máscaras, mas parte do público circulava sem proteção.
O governador Eduardo Leite permitiu a volta do comércio, exceto na região metropolitana de Porto Alegre, em anúncio oficial feito na quarta-feira (15), desde que os prefeitos também autorizassem em decretos municipais, com a observância de normas de higienização e distância entre clientes. Em Bagé, seguindo a oportunidade concedida pelo governador, o prefeito Divaldo Lara (PTB) autorizou a abertura das lojas entre as 13h e às 18h30min.
Lara responsabilizou os lojistas pelas aglomerações e disse que pode rever a decisão dele que autorizou o comércio a funcionar.
— Ou é uma ação compartilhada e responsável por parte de todos, ou não teremos o funcionamento do comércio — declarou.
Bagé é a quarta cidade do Rio Grande do Sul mais afetada pelo coronavírus, com 28 casos confirmados. A incidência é de 22 contaminados para cada 100 mil habitantes. Não ocorreram óbitos até o momento.