A prefeitura de Blumenau divulgou no domingo (26) que a cidade soma 167 casos confirmados de covid-19. É um número 28,5% superior ou registrados no sábado (25), quando havia 130 registros. Em nota, a administração pública destacou “a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa”, além de reforçar a recomendação do “uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos”.
Na semana passada, a cidade chamou atenção por conta da reabertura festiva de um shopping center. Com música ao vivo, a entrada do centro comercial reuniu aglomerações de público. A reabertura dos shoppings havia sido liberada pelo governo estadual a partir daquele dia, mas a vigilância sanitária notificou o estabelecimento por não garantir 1,5 metro de distância entre clientes.
Segundo o infectologista Fábio Gaudenzi, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o crescimento súbito de infectados provavelmente não está relacionado a esse tipo de aglomeração. O impacto da reabertura dos shoppings em Santa Catarina só poderá ser avaliado em duas semanas, tendo em vista o prazo que a covid-19 tem para se manifestar e o tempo que o exame precisa para ser concluído.
— Esses aumentos súbitos de casos, na maior parte das vezes, estão vinculados ao aumento na detecção. Os municípios começam a adotar metodologia de teste rápido, contratam novos laboratórios, ou seja, começam a ampliar a capacidade de detecção laboratorial. É o que temos visto na maioria dos nossos municípios — avalia Gaudenzi.
O médico, no entanto, aponta que as aglomerações podem aumentar o número de contaminados, o que colocaria em risco a flexibilização promovida pelo governo catarinense, que liberou o comércio de rua a partir de 11 de abril:
— Muita gente ainda não entendeu o risco ao qual está se expondo. Não há necessidade de ir até um shopping simplesmente porque está aberto. Se não há alguma necessidade urgente para resolver naquele local, fique em casa. Há uma preocupação grande em manter os serviços essenciais abertos e fazer a economia girar. Porém, se as pessoas abusarem, daqui a pouco será preciso fechar tudo novamente. Infelizmente, muita gente age sem pensar no coletivo.
Santa Catarina tem 1.476 casos confirmados de covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27). Desde o início da pandemia, 44 óbitos já foram causados pelo novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico, Blumenau é a segunda cidade com mais casos registrados no Estado, atrás apenas de Florianópolis, com 263 confirmações.