Em operação desde 23 de março, os centros de triagem criados pela prefeitura de Porto Alegre já atenderam mais de 2,7 mil pacientes. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Associação Hospital Vila Nova (AHVN), as cinco tendas de enfrentamento ao coronavírus recebem, em média, 150 pessoas por dia, a maioria com sintomas gripais ou com dúvidas sobre a covid-19. Até o último domingo (12), 2.756 pacientes passaram pelos espaços — situados em frente aos prontos atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro, além dos hospitais Vila Nova e Restinga.
A partir desta segunda-feira, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas também passou a contar com essa estrutura. Parte das vagas de estacionamento do local foram transformadas em centro de triagem, com o objetivo de contribuir no enfrentamento à doença.
Segundo a SMS, as tendas integram o plano de ação da prefeitura e buscam otimizar o funcionamento do sistema de saúde e também preservar pacientes com outros sintomas. Os centros contam com profissionais para atender, examinar e orientar cuidados domiciliares. Se necessário atendimento de maior complexidade, os pacientes são encaminhados para hospitais.
PA Bom Jesus
748 atendimentos
PA Lomba do Pinheiro
462 atendimentos
PA Cruzeiro do Sul
818 atendimentos
Hospital da Restinga e Extremo Sul
423 atendimentos
Hospital Vila Nova
305 atendimentos