Os municípios de Canoas e Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, decidiram adiar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que iniciaria nesta quinta-feira (16). Nas duas cidades, as novas doses recebidas pelo Ministério da Saúde continuarão a ser destinadas aos idosos.
Segundo o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, a cidade recebeu 2 mil novas doses, mas ainda há cerca de 4 mil idosos esperando pela vacinação.
— Se dividirmos as doses enviadas pelos 28 postos de saúde, não chega a 100 doses para cada local. Precisamos terminar a vacinação do primeiro grupo, então iremos continuar a imunização em idosos a domicílio — explica o secretário.
Em Esteio, a vacinação também segue nas casas dos idosos. De acordo com a prefeitura, ainda há dois bairros aguardando a visita dos agentes de saúde. Até o momento, 9.890 pessoas com 60 anos ou mais já receberam a imunização.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), cerca de 284 mil doses de vacinas serão encaminhadas para as Coordenadorias Regionais a partir de sexta-feira (17). Esta segunda fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.
Ainda segundo a SES, na primeira fase da campanha, cerca de 86% do grupo dos idosos e 84% da população de profissionais de saúde foram imunizados. Idosos que ainda não realizaram a vacina, podem procurar nos postos de vacinação de suas cidades.
Situação das vacinas contra a gripe na Região Metropolitana
Alvorada
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8). A prefeitura pede a apresentação de receita ou comprovante médico para doentes crônicos.
Cachoeirinha
Cerca de 2,5 mil doses estão sendo aplicadas em Unidades Básicas de Saúde e em Unidades de Estratégia Saúde da Família.
Canoas
Foram recebidas 2 mil novas doses, que estão sendo distribuídas para idosos a domicílio. A segunda fase da campanha foi adiada na cidade.
Eldorado do Sul
Mil doses foram recebidas para a segunda fase da vacinação. A imunização será em Unidades Básicas de Saúde, mas equipes ainda seguirão vacinando os idosos em casa.
Esteio
Conforme a prefeitura, as mil doses recebidas serão destinadas aos idosos. A segunda fase da campanha foi adiada na cidade.
Gravataí
De acordo com a prefeitura, poucas doses foram recebidas, por isso será priorizada a imunização de profissionais de segurança (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal) e trabalhadores de transporte coletivo.
Guaíba
A vacinação neste primeiro momento ocorre em cinco Unidades Básicas de Saúde. A partir do dia 20 de abril, será realizada em toda a rede de unidades.
Novo Hamburgo
A vacinação será por drive-thru no estacionamento da Fenac, das 9h às 15h, sem fechar ao meio-dia.
São Leopoldo
Cerca de três mil doses foram recebidas e estão sendo aplicadas nos mesmos locais que a primeira fase da campanha.
Sapucaia do Sul
De acordo com a prefeitura, poucas doses foram recebidas, por isso irá priorizar a vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento, como Brigada Militar, Guarda Municipal, Bombeiros, Exército e Polícia Civil.
Viamão
Até as 11h48min desta quinta-feira (16), a reportagem não obteve resposta da prefeitura referente a vacinação.