Com o avanço da pandemia de coronavírus pelo Rio Grande do Sul, diversas instituições de Ensino Superior adotaram medidas para frear o contágio da doença nas últimas semanas. Em sua grande maioria, as universidades substituíram as aulas presencias pelo uso das plataformas virtuais.
Conforme último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil registra 3.417 casos confirmados do vírus e 92 mortes. No Estado, são 194 pessoas infectadas — a segunda morte foi anunciada na noite desta quinta-feira (26).
Veja como está a situação de cada universidade:
Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
As aulas presenciais seguem suspensas na semana que vem. Segundo a assessoria da instituição, as aulas continuarão sendo à distância, ao vivo, até que uma nova decisão seja tomada em momento oportuno.
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs)
As aulas presenciais seguem suspensas na semana que vem. Segundo a assessoria da instituição, as aulas continuarão sendo à distância, ao vivo, até que uma nova decisão seja tomada em momento oportuno.
Feevale
A instituição informou nesta segunda-feira (30) que as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 12 de abril. Até o momento, as cadeiras estão sendo ministradas de forma virtual.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Até o momento, a PUCRS mantém o prazo de aulas na modalidade online até o dia 12 de abril. Porém, diz a universidade, pode haver alterações em decorrência das determinações do Estado e do governo federal. A instituição prevê se posicionar novamente a respeito até o dia 8 de abril.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
O calendário acadêmico da instituição está suspenso por tempo indeterminado. Uma nova portaria deve ser publicada ainda nesta sexta-feira. As aulas à distância estão previstas para iniciarem na segunda-feira.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Desde 19 de março, a Unipampa está com as atividades presenciais suspensas por prazo indeterminado.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
O comitê instaurado pela universidade aprovou, na quinta-feira, a suspensão das atividades acadêmicas por mais 15 dias. Com isso, a suspensão das aulas presenciais segue até o dia 21 de abril. Não há aulas pela modalidade virtual.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Em entrevista ao colunista Tulio Milman, o reitor Rui Oppermann afirmou que "não há motivos científicos para que não se postergue o recomeço das aulas". A instituição havia interrompido as atividades de ensino até 5 de abril, mas uma nova data deve ser divulgada em breve.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Desde 17 de março, a instituição está com as atividades administrativas e acadêmicas presenciais suspensas por 30 dias — o prazo pode ser prorrogado futuramente. As aulas à distância estão acordadas entre os professores e suas respectivas turmas.
Universidade de Passo Fundo (UPF)
Nesta sexta-feira, a instituição comunicou a prorrogação da suspensão das aulas presenciais e de todas as atividades com aglomeração de pessoas até 18 de abril. As aulas online estão sendo ministradas desde o dia 19.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
A universidade está com todas as atividades presenciais (aulas e funções administrativas) paralisadas até segunda-feira. Nesta data, a reitoria realizará uma videoconferência para avaliar a continuidade da paralisação.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
As aulas presenciais serão mantidas de forma online até a próxima segunda-feira (6). Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais oficias da instituição, especialmente por e-mail.
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
As aulas presencias continuam suspensas até o dia 19 de abril. No momento, as cadeiras estão sendo ministradas de forma virtual.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Até o dia 19 de abril, as aulas na instituição seguem de maneira virtual. A Unisinos reitera que está decisão atende às orientações do Ministério da Saúde, que recomenda o distanciamento social, com a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades.
Universidade do Vale do Taquari (Univates)
A Univates comunicou que as aulas continuam sendo virtualizadas até o dia 3 de abril. Segundo a instituição, existe a possibilidade de as cadeiras serem retomadas presencialmente em 13 de abril, mas os estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais da universidade. As orientações continuam iguais às do comunicado já emitido.