A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está orientando os alunos que utilizam as moradias estudantis a retornarem para suas cidades de origem. A UFSM oferece o subsídio financeiro para as passagens – seja de ônibus ou avião. A determinação faz parte de uma série de medidas que a instituição tomou para prevenir a propagação da Covid-19.
— Entendemos que a estrutura de atenção à saúde pode ser mais bem sistematizada nos municípios de origem e além disso reconhecemos a importância da rede familiar também na saúde mental destes alunos. A aglomeração na Casa do Estudante nos parece uma situação de muito risco — destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig.
Ainda conforme o pró-reitor, após o decreto do governo do Estado que suspende o transporte interestadual e restringe o intermunicipal, ficou mais difícil todos os estudantes conseguirem retornar para seus municípios. Desta forma, ele destaca que quem não puder deixar a Casa do Estudante, poderá permanecer nas moradias e receberá apoio médico em eventuais surgimentos de sintomas:
– Lançamos o auxílio emergencial para o transporte e, meia hora, depois tivemos o decreto do governo do Estado dispensando o transporte interestadual, o que quase torna ineficaz a nossa medida para quem é de fora do Estado. Então, estamos estruturando toda uma sistemática de atenção à saúde na moradia estudantil. Criamos um sistema sentinela, de monitoramento. Temos um setor de saúde da casa com duas médicas e um enfermeiro que atendem por telefone. Havendo algum tipo de suspeita de sintomas eles se dirigem até a casa para atender os estudantes e fazer os encaminhamentos necessários.
Hillig acrescenta também que foram reservados quartos para isolamento caso surjam estudantes com sintomas. A universidade também estuda a possibilidade de fornecer marmitas aos alunos para evitar a circulação de pessoas no campus.
Somente o campus sede, no bairro Camobi em Santa Maria, abrigava 2,3 mil alunos nas moradias estudantis. Nesta quinta-feira (19), cerca de 700 ainda permaneciam na instituição. Um novo balanço será feito nesta sexta-feira (20).