Nesta sexta-feira (20), a Gaúcha 2 decidiu fazer uma conversa diferente da que vinha fazendo sobre o coronavírus. Falamos sobre isolamento e saúde mental. A psicóloga Eliana Bender, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, tirou dúvidas e falou sobre como lidar com esses dias em que as pessoas permanecem em casa por causa do coronavírus.
Uma das perguntas feitas foi sobre o passeio com os cachorros por pessoas com mais de 60 anos. Para a especialista, é importante manter:
– Os pets são nossos companheiros nesse momento, então devemos mantê-los saudáveis. A orientação é que a pessoa mantenha dois metros de distância das pessoas e que caminhe em horários em que o fluxo não é grande. Se conseguir manter a distância, essa é uma atividade importante para a pessoa e para os pets.
Para as pessoas que têm depressão, é importante manter o tratamento:
– É importante que elas mantenham atividades que elas gostam e possam fazer dentro de casa. Que mantenham contato com as pessoas, mas não fisicamente. Mexer nas plantas, no jardim, é legal. Quem mora em apartamento pode usar a janela, acompanhar o movimento ou combinar com vizinho de falar pela janela. Em alguns países, inclusive, as pessoas cantam pela janela.
A Gaúcha 2, disponível no site e aplicativo de GaúchaZH, é ativada diariamente para esclarecer dúvidas sobre a doença — sempre pelas manhãs e tardes, durante os programas Gaúcha Atualidade e Gaúcha+.
O convidado sempre iniciará respondendo dúvidas no AM 600 e FM 93.7. Depois, passará para a Gaúcha 2, em que poderá conversar diretamente com os ouvintes. A ligação deve ser feita pelo telefone (51) 3223-8831 durante o período em que a Gaúcha 2 estiver no ar.
Ouça a entrevista na íntegra